“Deu esperança a muitas outras pessoas”, diz a mãe do menino.
 
 
Às 20 semanas de gestação, um ultrassom revelou que Roman Dinkel tinha espinha bífida, um defeito na coluna que se desenvolve na fase embrionária e que pode levar à incapacidade motora.“Só esperávamos ouvir as coisas normais: o tamanho da cabeça, o tamanho dos pés, todas as coisas engraçadas. Mas disseram que ele tinha um fluído extra no cérebro e na espinha”, contou Whitney Dinkel, mãe de Roman.
 
O menino, agora com dois anos, tem um par de irmãos e mora em Overland Park, Kansas, com a família. Os pais de Roman sempre lutaram por ele e, enquanto ainda estava no útero, foi sujeito a uma cirurgia com o intuito de aumentar a probabilidade de poder andar.
 
“Tive que deixar que ele caísse algumas vezes para perceber que eu não iria estar sempre lá para o levantar. Teve que aprender a segurar-se”, conta Whitney.
 
Foi através da fisioterapia e da quiropraxia que a criança começou a andar, com a ajuda de um andarilho. Recentemente, Roman começou a usar muletas e já consegue caminhar de uma forma mais autônoma.
 
Dias depois de começar a praticar com os novos apoios, Roman estava tão entusiasmado que mostrou a Maggie, a cadela da família, o seu progresso. Whitney gravou o momento e mostrou-o na página de Facebook “Defying Odds: Roman’s Journey”, que criou para partilhar vídeos da evolução do filho. Em poucas horas tornou-se um sucesso de visualizações e partilhas. “Deu esperança a muitas outras pessoas”, assegura a mãe de Roman.
 
A família afirma que todos os comentários são uma forma de ajudar a melhorar o modo como Romanvê a vida e de sentir que não está sozinho nesta jornada.