Instagram anunciou uma série de medidas que visa facilitar o manuseio de sua rede social por pessoas com deficiência visual. Entre as ações, destacam-se o uso de uma software de inteligência artificial para “ler” as imagens e a adição de uma ferramenta de descrições customizáveis para o usuário.

Na publicação, lançada no site oficial da plataforma para a imprensa, a rede afirma que estas novas funções serão adicionadas às abas do feed, perfil e do Explore. No caso da IA, o programa vai usar tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar uma lista de itens a serem descritos aos usuários, permitindo que os usuários sejam responsáveis pelas elaborações mais profundas sobre suas próprias fotos.

O Instagram também divulgou a imagem abaixo, que mostra onde ficarão e como funcionarão os novos atributos.

Estas descrições – que são habitualmente intituladas de “alternative texts” – já são usadas pelo Facebook há anos para ajudar pessoas com este tipo de deficiência na navegação. O Instagram, por outro lado, vem funcionando todos estes anos de iniciativas do público que incluem a #TimelineAcessível, onde as pessoas escrevem na descrição da foto os elementos retratados nas imagens que postam.

Source: Instagram vai usar inteligência artificial para ajudar deficientes visuais a navegar pela rede social