Você sabia que são muitas as dúvidas que ainda existem por parte dos ouvintes sobre a comunidade surda. Afinal das contas, o Brasil possui cerca de 10 milhões de pessoas que não escutam ou escutam parcialmente.

Em 2011, o jovem Marcos que mora na cidade de São Paulo decidiu que ia começar a aprender LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), o motivo do seu interesse chega a ser cômico. Uma vez voltando da escola no terminal de ônibus, parou na fila e na sua frente havia um grupo de surdos conversando, outra moça (surda) chegou por trás do Marcos, o rapaz que estava na sua frente a chamou, e como o Marcos estava admirando o papo mesmo sem entender, pensou que era com ele, mas logo após, o rapaz, com mímicas me informou que se tratava da moça que estava por trás do Marcos, depois disso ele decidiu que ia aprender LIBRAS pra não passar mais por isso.

Amanda – Barueri/SP (melhor amiga) “De óculos”

Logo então começou o curso em uma instituição, fez amizade com um dos professores surdos e com 6 meses de curso o diretor me chamou para estagiar em sala de aula do básico, ou seja, apenas acompanhar o professor surdo, daí o meu aprendizado alavancou. Hoje ele faz vídeos de interpretação de músicas do português para LIBRAS.

Canções como Cota não é esmola de Bia Ferreira, Respeita as mina de Kell Smith, onde busco conscientizar o público sobre as mensagens que as músicas levam, mas também canções como Meu abrigo da banda Melim e Perfect de Ed Sheeran.

A ideia de criar um canal, surgiu quando publicou um vídeo interpretando When I was your man do Bruno Mars em seu Facebook, onde foi elogiado e uma prima sugeriu que criasse um canal, ficou com medo pois inicialmente parecia uma boa ideia, mas a insegurança também pulsava nele, mas conforme ia comentando com alguns amigos, os mesmos iam concordando, até que decidiu publicar no YouTube e fazer uma pequena divulgação, e foi dando certo.

Quer saber mais sobre o Marcos,  se o mercado para intérpretes de libras está aumentando ou diminuindo e que tipo de qualificação a pessoa deve possuir para desempenhar a função? Vejam a entrevista abaixo.

Porque não devemos falar linguagem de sinais e sim Língua de Sinais?  

Embora falemos muito sobre isso, infelizmente muitos ainda tendem a se confundir com essa terminologia, a LIBRAS possui toda estrutura gramatical, assim como o Português, Inglês, Francês, que também são línguas. Reconhecemos como linguagem, uma forma de comunicação mais informal, mímica, desenhos etc.

Quem acessa mais o seu canal ouvintes ou pessoas surdas?

Acredito que o acesso maior venha de ouvintes, que admiram a LIBRAS ou querem aprimorar o conhecimento por meio das músicas.

Que dicas você deixa para quem quer aprender LIBRAS?

Dentre muitas dicas, destaco: Mantenha o foco e pratique.

Muitas vezes alguns alunos pensam em desistir por achar difícil, e achar que não conseguem, mas calma, cada um tem seu tempo, às vezes o método que está sendo utilizado pode não funcionar, logo o aluno pode procurar outro local com metodologia diferente em que pode lhe servir.

Com isso, vem a importância da prática, tudo que aprendemos e não praticamos, vamos esquecendo, e com a LIBRAS não é diferente.

Bia Ferreira, Cantora (Onde eu estou de jaqueta azul)

E o que você acha sobre os cursos  online que as pessoas estudam em casa e geralmente são buscados pelos profissionais da saúde, da educação e familiares de surdos e que possuem uma rotina atarefada e/ou que residem em áreas onde não existem instituições de ensino nas proximidades?

Sobre isso tenho dois pontos de vistas, o primeiro, pode ajudar com a aquisição de vocabulários e formações de algumas frases, e isso pode até ajudar em certo ponto, porém, no segundo ponto, vi uma frase que diz: “Curso de LIBRAS a distância (online) é igual tirar carteira de motorista por telefone”, isso representa muito o que acontece, para quem quer realmente se aprofundar e ter fluência, em cursos presenciais o desenvolvimento é melhor pois a prática pode ser feita também na sala de aula.

Caso tenha surdo na cidade, acredito ser ideal tentar aprender com o mesmo, acredito que “a falta de tempo” seja uma “desculpa” para o “comodismo” na maioria das vezes.

Na sua opinião, o mercado para intérpretes de libras está aumentando ou diminuindo?

Com o tempo está aumentando aos poucos, acredito que este ano, isso se expandirá com a visibilidade que a LIBRAS está tendo.

Que tipo de qualificação a pessoa deve possuir para desempenhar a função?

Há uns anos atrás era exigido o certificado de proficiência em LIBRAS, mas atualmente não existe mais este concurso, e para exercer na área, além de ter o conhecimento em LIBRAS, deve-se ter a graduação em Letras Libras, ou a pós graduação em Libras, isto em São Paulo, em alguns estados se não me engano pode haver outro tipo de certificado que habilita o profissional.

Quais seus planos para o futuro?

Estar graduado em Letras Libras (licenciatura) e lecionar em escolas e cursos, mantendo também o canal com músicas auxiliando o desenvolvimento musical com a adaptação para a Libras.

Que mensagem você deixa para os leitores do Blog?

Caros leitores, precisamos atualmente, urgentemente de empatia e amor, vamos compartilhar nossos conhecimentos, com paciência , sem desprezo, quando você começou seu aprendizado, você precisou da ajuda de alguém, hoje, você pode ser esse alguém que pode ajudar quem está começando agora. Espalhe conhecimento, espalhe reciprocidade.

Nessa luta inclusiva e de acessibilidade, precisamos dar as nossas mãos, e não cruzá-las.

Abraços sinalizados

 

Gostou do post? Quer conhecer mais sobre o trabalho do Marcos veja esse vídeo e o acompanhe pelo Instagram.