Na manhã de 2 de outubro de 2016, Nelson Rodrigues da Silva não conseguia se mexer com sintomas da doença. Após 27 meses de recuperação, ele retorna à rotina aos poucos, em Sorocaba.
 
Por Carlos Dias, G1 Sorocaba e Jundiaí
 
Biólogo voltou a andar e bicicleta após 27 meses de guillain-barré — Foto: Arquivo pessoal
Biólogo voltou a andar e bicicleta após 27 meses de guillain-barré — Foto: Arquivo pessoal
 
Na manhã de 2 outubro de 2016, Nelson Rodrigues da Silva acordou e se viu “tetraplégico”. No entanto, o que o biólogo não sabia é que eram  os primeiros sintomas da síndrome de Guillain-Barré que o paralisavam da cabeça aos pés. Atualmente, após 27 meses de uma lenta recuperação, a última conquista do morador de Sorocaba (SP) foi pedalar em uma bicicleta.
 
Clique AQUI para ver o vídeo.
 
“É uma sensação de liberdade. Voltar a pedalar é tão emocionante quanto andar. Comecei a fazer bike com encosto na academia e com o tempo fui vendo que tinha equilíbrio”, disse.
 
Quando deu entrada na UTI, o biólogo estava com 73 quilos. Saiu com 42 e se locomovendo com a ajuda de uma cadeira de rodas. Em casa, durante o tratamento, o paulista de 39 anos dependia de outras pessoas para beber água ou até mesmo ir ao banheiro.
 
O G1 acompanhou um dia de Nelson enquanto ele ainda precisava de um enfermeiro e voltou a visitá-lo quando a rotina começou a ser aquela que imaginava ter outra vez quando observava a movimentação nas ruas pela janela do hospital.
 
Resultado de imagem para Biólogo de Sorocaba se recupera de Guillain-Barré
Biólogo de Sorocaba se recupera de Guillain-Barré
 
O peso corporal  voltou a ser o mesmo com visitas diárias à academia. Aos poucos, o controle sobre os membros foi retomando, assim como a esperança em superar de vez a misteriosa doença que deixa vítimas fatais pelo país.
 
“Eu estava psicologicamente abalado e foi incrível quando cheguei em casa e comecei a engordar. Hoje, mesmo com muita dificuldade, meu corpo está respondendo muito bem e só levei dois tombos de bike, mas faz parte”, brinca.
 
Biólogo de Sorocaba acordou com os efeitos da infecção — Foto: Kauanne Piedra/G1
Biólogo de Sorocaba acordou com os efeitos da infecção — Foto: Kauanne Piedra/G1
 
‘Tetraplégico’
 
A doença surgiu durante os trabalhos de coleta de informações para o doutorado, em Maceió (AL). Nelson foi ao médico nos dias seguintes e chegou a apresentar melhora. Ele aproveitou a oportunidade para voltar a Sorocaba e, ainda no aeroporto, se deparou com as pernas travadas.
 
Silenciosa, a doença começou a afetar os membros inferiores durante a madrugada. A família logo procurou ajuda médica quando o corpo já não correspondia aos comandos.
 
Debilitado, mas podendo se comunicar, ele foi até uma clínica particular sem saber o que tinha. O médico fez três perguntas e alertou: “você está com a síndrome de Guillain-Barré”.
 
Ele foi internado e passou 31 dias no hospital, sendo cinco na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).
 
Vítima da doença, biólogo de Sorocaba precisou de enfermeiro — Foto: Camila Forti/G1
Vítima da doença, biólogo de Sorocaba precisou de enfermeiro — Foto: Camila Forti/G1
 
Síndrome de Guillain-Barré
 
A Vigilância Epidemiológica de Sorocaba explicou ao G1 que a Síndrome de Guillain-Barré não é uma doença de notificação compulsória.
 
Devido à possível relação com a infecção do vírus da zika e outras arboviroses, existe desde 2016 a orientação de investigação para estes agentes em todos os casos com diagnóstico confirmado.
 
Ainda segundo a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba, a Síndrome de Guillain-Barré ocorre quando o próprio sistema de defesa do corpo ataca os nervos periféricos. Porém, existe tratamento.
 
Até o momento, não existe estatística brasileira sobre a ocorrência de casos da síndrome, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

Fonte: g1.globo.com

Source: APNEN NOVA ODESSA: Guillain-Barré: biólogo que acordou ‘tetraplégico’ volta a andar de bicicleta: ‘Sensação de liberdade’ – Veja o vídeo.