Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de mais de um bilhão de pessoas vivem com alguma deficiência no mundo. No Brasil são 45 milhões, ou seja, 23,91% da população possuem algum tipo de deficiência, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Mesmo no século XXI, com tantos avanços tecnológicos e equipamentos que facilitam a vida das pessoas com deficiência, o assunto ainda é tratado como tabu por grande parte da sociedade. Contudo, é possível observar mudanças nesse pensamento, através de leis públicas, conscientização e exemplo de pessoas que realizaram grandes feitos, independente de suas limitações.

Veja os exemplos abaixo de 3 homens que superaram a deficiência física e marcaram a história:

1. STEPHEN HAWKING (08/01/42 – 14/03/18)

Foto: Lwp Kommunikáció / CC BY 2.0

Stephen Hawking foi um físico inglês que apesar de paralisado por uma doença degenerativa, se tornou celebridade por produzir algumas teorias fundamentais da física moderna.

2. CHRISTY BROW (05/06/32 – 07/09/81)

Escaneado por Brand New Retro da The Word Magazine, maio de 1972. Foto: Matthew Walsh

Christy Brow foi um pintor, escritor e poeta irlandês que nasceu com paralisia cerebral. Sua paralisia cerebral era tão severa, que só lhe permitia movimentar seu membro inferior esquerdo. Mesmo com toda limitação, Christy Brow pintava e escrevia utilizando apenas os dedos do pé. O poeta escreveu o livro autobiográfico “My Left Foot” (Meu Pé Esquerdo), que deu origem ao filme de mesmo nome. A obra foi galardoada na academia de Hollywood em 1990.

3. FRANKLIN DELANO ROOSEVELT (30/01/1882 – 12/04/1945)

Foto: Margaret “Daisy” Suckley/1921/FDR Presidential Library & Museum

Franklin Delano Roosevelt foi um líder político americano, que em 1921 contraiu a poliomielite, doença infecto-contagiosa aguda que causa paralisia. Mesmo debilitado, Roosevelt continuou ativo na vida política e foi eleito Presidente dos Estados Unidos para quatro mandatos nos anos de 1932, 1936, 1940 e 1944, sendo o presidente norte-americano que ficou mais tempo no cargo.

Source: A incrível vida de homens que superaram a limitação física e marcaram a história | Vollenz Reabilitação