Atriz e autor de ‘Toda Forma de Amar’, Emanuel Jacobina, explicam o processo de criação e preparação para o papel na trama; confira vídeo exclusivo!

A novela Malhação ganha mais uma personagem em sua história. Vivida por Giovanna Rispoli, Milena será a filha de César (Tato Gabus Mendes) e Karina (Christine Fernandes) e vai ter surda em Toda Forma de Amar, prometendo cenas emocionantes também ao lado da sua meia-irmã Jaqueline (Gabz). Para interpretar o papel, a atriz passou por uma preparação intensa e está aprendendo a se comunicar em Libras (Língua Brasileira de Sinais), assim como outros atores. Ao lado de Emanuel Jacobina, Giovanna e o autor da trama explicam mais sobre a personagem. Confira!

Uma missão
Muito feliz em poder trazer o debate para os lares brasileiros, Jacobina ressalta a importância de mostrar na novela Malhação uma personagem com deficiência auditiva:

“A gente tem um compromisso muito grande com essa personagem da Milena, que a Giovanna vai representar, em tentar oferecer a dignidade do que significa ter que lidar no dia a dia com a deficiência dentro de uma sociedade que conhece tão pouco sobre ela”.
Giovanna também sente que tem uma grande missão nas mãos:

“A sociedade em geral conhece muito pouco sobre esse universo e eu estou aprendendo mais a cada dia. Tive contato com pessoas com deficiência auditiva e é uma coisa muito paralela, a gente não imagina como é na verdade. Estou tendo a oportunidade de conhecer e ainda levantar uma causa, de contar uma história e, acima de tudo, tentar representar”.

Preparação
Para Jacobina, “um deficiente auditivo é uma pessoa com plena capacidade de encarar a vida, de realizar tudo que deseja, de ter seus sonhos e de correr atrás deles, uma pessoa exatamente como qualquer outra”. Tendo este pensamento em mente, o autor pretende mostrar uma Milena forte e que luta pelos seus objetivos. A personagem ainda vai trazer grandes surpresas ao longo da trama e, para passar toda essa verdade, Giovanna está se preparando com a ajuda de consultores, com deficiência auditiva e também pessoas especializadas no assunto:

“Eu aprendi muito com o meu preparador, que é surdo, e com a mãe dele que quando o deficiente auditivo tem contato com a língua de sinais é uma liberdade, é o igual com igual dos surdos se encontrando. Acho que mais importante do que falar a língua dos sinais é a gente passar essa emoção. No caso da minha personagem, ela é oralizada, mas ela usa a língua dos sinais porque ela se sente mais confortável, é onde ela se sente bem. Então, para estar inserida na sociedade a mãe fez com que ela se oralize, o que também é um processo muito difícil”, comenta Giovanna.

E esse primeiro contato com Libras já vem trazendo alguns desafios para a atriz:

“A língua dos sinais é difícil para a gente que é ouvinte aprender, mas a gente está no caminho. Eu estou começando”.

E não é só a Giovanna que está aprendendo, Christine Fernandes, que vive a mãe da personagem, também participou das reuniões de preparação e contou um pouco da sua experiência:

“Eu sou uma pessoa muito curiosa e uma atriz dedicada. Gosto de aprender coisas novas o tempo inteiro, me estimula. No caso, Libras será minha herança dessa personagem. Estou muito feliz com isso”.

Na novela, Karina terá cenas fortes de preconceito perante Jaqueline, também filha de César, e a sua mãe Vânia (Olívia Araújo). Por conta da sua personalidade, ela vai tomar decisões que irão impactar o desenvolvimento de Milena, mesmo que isso se dê por conta de uma proteção exagerada:

“A relação de Karina com Milena é de amor profundo, mas que se mistura com um certo desconforto com a deficiência da filha. Talvez ela se culpe por isso, mães tem sempre a culpa à espreita. Isso pode trazer uma superproteção, que pode não ser exatamente o melhor para Milena. É uma relação de amor bem-intencionada, mas que pode não refletir na melhor escolha. Mães, apesar de supermulheres, também erram”.

Fonte: https://gshow.globo.com/novelas/malhacao/2019/noticia/giovanna-rispoli-estreia-na-novela-malhacao-vivendo-personagem-com-deficiencia-auditiva.ghtml