Rodolfo Vilela/rede do esporte. gov.br

Pela terceira vez seguida Brasil e Estados Unidos decidiram os Jogos Parapan-americanos no vôlei sentado feminino. Nesta quarta-feira (28), as americanas não tomaram conhecimento das brasileiras, venceram por 3 sets a 0 e ficaram com a medalha de ouro. Contudo, as vice-campeãs garantiram a vaga para Tóquio, principal objetivo da equipe em Lima.

O time norte-americano já chegou ao Parapan garantido na próxima edição dos Jogos Paralímpicos porque foi campeão mundial e já tinha a vaga. Sendo assim, a prata deu ao Brasil o direito dei para Tóquio em 2020.

No primeiro set de partida os Estados Unidos, que é o atual bicampeão dos Jogos Parapan-americanos, campeão mundial e campeão paralimpico, se impôs. Sem dar chance para o azar, as americanas não deixaram o Brasil respirar, aproveitaram os erros das brasileiras e colocaram 10 a 3 no marcador.

Na sequência do confronto o Brasil se encontrou. Mantendo a virada de bola e encaixando alguns contra-ataques, a Seleção Brasileira de vôlei sentado feminino cortou um pouco a diferença deixando o placar em 15 a 10. Na reta final do set as americanas voltaram a atuar melhor, abriram mais a vantagem e fecharam em 25 a 16.

Mesmo com o Brasil errando menos no segundo set os Estados Unidos se mantiveram na frente do placar durante a maior parte da parcial. Nos momentos em que a Seleção Brasileira de vôlei sentado tentava se aproximar no marcador, as americanas conseguiam dois ou três pontos em sequência que dilatava a diferença. Com isso, as brasileiras foram derrotadas por 25 a 19.

Na terceira parcial o domínio foi total dos Estados Unidos. Desde os primeiros pontos do set, as americanas aproveitaram os inúmeros erros do Brasil e não tiveram problemas para fechar em 25 a 13.

Source: Em Lima, Brasil conquista a vaga para Tóquio no vôlei sentado feminino