No dia  23 de novembro 2019, a partir das 8:00h,  será realizado no Auditório do Hotel Acalanto, em Feira de Santana, o  3⁰ Encontro Multidisciplinar sobre Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – Compartilhando Saberes e Práticas. O evento terá 10 horas de programação e vai reunir profissionais de referência para discutir difusão, inovação e produção de tecnologias voltadas para pessoa com deficiência.

Para se inscrever e conferir a programação completa do evento acesse: http://abre.ai/institutopepo. O valor arrecadado através das inscrições será destinado para custear ações de assistência à saúde e inclusão social, oferecidas gratuitamente para  pessoas com deficiência, realizadas pelo Instituto PEPO.

Dentre os palestrantes do Encontro estará o Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Amputados, Dr. Willian Torres Maia, o atleta paraolímpico Fábio Rigueira,  o Dr. Leandro Brito e o Dr. Kleymilson Souza que vão falar sobre a Utilização de Laboratório Aberto de Inovação no Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva e impressão 3D. A E-nable também estará representada na presença de Everton Lins, Líder do capítulo aqui no Brasil.

Segundo o último censo demográfico do IBGE, 45 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência física no Brasil. A presidente do instituto PEPO, Menilde Araújo Bião, afirma que o encontro é uma oportunidade de expandir o debate sobre tecnologia assistiva. “Estamos muito felizes em promover um evento como esse. Com a ajuda de especialistas na área, a programação discutirá questões importantes sobre a temática e promoverá o diálogo permanente entre a ciência e a sociedade. A promoção dos direitos da pessoa com deficiência é uma meta para o Instituto PEPO.”, disse.

PROGRAMAÇÃO

7:30 – Credenciamento

08:30 – 9:00 Abertura

9:00 – 10:00: – Palestra: Dr. Carlos Barbosa – Amputação de Membros Superiores: da Cirurgia a protetização.

10:00 – 11:00 Palestra: Prof.Dr. Leandro Brito e Prof. Dr. Kleymilson Souza –  A Utilização de Laboratório Aberto de Inovação no Desenvolvimento de Recursos de Tecnologia Assistiva e impressão 3D

11:00 – 12:00 Palestra: e-NABLE: Uma Visão Geral da Rede Global de Humanitários Digitais Everton Lins (Líder do capítulo).

12:00 – ALMOÇO


14:00 – 15:00 – Palestra: Prof. Dra.Susana Couto Pimentel – Inclusão Escolar e Deficiência

15:00 – 15:45 – Palestra: Dr. Willian Torres Maia: Inclusão de pessoas com Deficiência no Esporte

15:45 – 16:30 –  Relato de Experiência – Paratleta Fábio de Queiroz Rigueira

16:30 – 18:00 –  Mesa Redonda: A Interdisciplinaridade na Tecnologia Assistiva
Prof.Dra.Neuma de Cassia Silva Sandes Galvão
Prof.(a) Dr.(a)Renata de Sousa Mota
Prof. Dr.Nilmar de Souza
Prof. Dr.Jesus Carlos Garcia Delgado

18:00 Encerramento

___
SERVIÇO:
QUEM: Instituto PEPO
O QUE: 3⁰ Encontro Multidisciplinar sobre Tecnologia Assistiva e Acessibilidade – Compartilhando Saberes e Práticas
QUANDO: 23 de novembro de 2019, das 08h às 18h.
ONDE: Auditório do Hotel Acalanto – Rua Torres, 77,  Ponto Central, Feira de Santana – BA