Primeira farmacêutica com deficiência visual a concluir pós-graduação em Farmácia Clínica no Brasil, Grayce “Cherry” Miguel França apresenta importante trabalho de inclusão, no XX Congresso Farmacêutico de São Paulo.

O trabalho científico abordou estratégias inclusivas na assistência farmacêutica de pessoas com deficiência visual: valorização da autonomia e acessibilidade ao tratamento.

Com apenas 5% de visão em cada olho, no entanto, Grayce teve seu trabalho aceito por comissão científica, sendo convidada, portanto para a apresentação.

farmacêutica deficiente visual

Realização profissional

“Foi uma experiência muito importante e gratificante para a minha carreira profissional como farmacêutica e pessoa com deficiência visual“, explicou.

“Foi uma realização profissional e pessoal, que gerou muito esforço, trabalho e muitas pesquisas”, concluiu a profissional.

Em seguida, Grayce explicou como seu trabalho trará benefícios na inclusão das pessoas com deficiência visual:

“Comecei a pensar nas dificuldades das pessoas com deficiência visual tomarem medicamentos com segurança e autonomia”, revela a farmacêutica.

“Então, conversei com colegas que me falaram das dificuldades em distinguir qual medicamento tomar, dosagem, horário, embalagens…”, conta.

Assim, Grayce conta teve a ideia de desenvolver o trabalho, e alguma forma de colocar grayce congressoprojetos futuros em prática, “sempre pesando na inclusão dessas pessoas na área da saúde pública”.

Estratégias inclusivas

Grayce explicou que desenvolveu estratégias inclusivas com e sem recursos da tecnologia. Segundo ela, visando melhorar a qualidade de vida, autonomia e acessibilidade das pessoas com deficiência visual:

“Nesse trabalho realizei um levantamento de campo com pessoas com deficiência visual“, diz a farmacêutica.

Segundo ela, 100% aprovou a necessidade de preparo dos profissionais de saúde. E 99% aprova uma melhoria na embalagem de medicamentos, aumentando assim, a adesão ao tratamento e diminuindo erros de medicação.

Com inovação em produtos e serviços farmacêuticos, o maior evento da categoria farmacêutica foi organizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP).

Já em sua 20ª edição, o congresso aconteceu nos dias 10 e 11, 12 de Outubro de 2019, no Centro de Convenções Frei Caneca.

xx confresso farmaceutico de sp