#PraTodosVerem: Sobre um fundo azul com vários instrumentos musicais está Jakson Follmann. Ele está de braços cruzados com uma camisa rosa de mangas longas e está sorrindo. Fim da descrição. Foto: Rede Globo/Divulgação

Neste domingo (29) ocorreu a final do reality Popstar, promovido pela Rede Globo, no qual atores e outros profissionais da casa, além de convidados, se desafiam a cantar. O programa está na sua terceira temporada. E nesta trouxe uma novidade, pela primeira vez, entre os participantes estava uma pessoa com deficiência, o ex-goleiro e sobrevivente do voo da Chapecoense Jakson Follmann.

Folmann em decorrência do acidente perdeu parte da perna direita,  e desde então vem se dedicando a diversas atividades. O desafio da vez foi cantar. E parece que ele leva jeito, pois se classificou para a final com uma rodada de antecedência no domingo (15) enquanto os demais disputaram as outras vagas na semana passada (22). Se juntaram a ele Helga Nemetik, Danilo Vieira, Totia Meireles, Eriberto Leão e Yara Charry.

A final foi dividida em três partes, sendo que a primeira foi classificatória para a final. Os seis finalistas cantaram e dois deixaram o programa. Eriberto Leão e Danilo Vieira com as menores notas se despediram da competição.

Na primeira apresentação desse domingo Follmann cantou a música Propaganda da dupla Jorge e Mateus e emocionou a plateia e jurados conquistando 30,64 pontos. Já na segunda ele cantou a música Tocando em Frente e somou 30,76 pontos. Com essa pontuação Follmann garantiu vaga e disputou o título do Popstar 2019 com Helga Nemetik.

Na apresentação final Follmann cantou a Evidências imortalizada por Chitãozinho e Xororó, somando 30,76. Já Helga cantou a música Un-break my heart de Toni Braxton, somando 30,46.

Mesmo tendo um participante com deficiência, o ponto negativo do programa foi não oferecer nenhum tipo de acessibilidade aos telespectadores, visto que sequer uma legenda foi colocada durante a música. Nem vou falar aqui sobre a oferta de Libras, visto que isso já consta em Lei, mas as emissoras não cumprem na integralidade de sua programação.

FONTE: Jakson Follmann é a primeira pessoa com deficiência a vencer o Popstar – Deficiência em Foco