How a revolutionary technique got people with spinal-cord injuries back on their feet

“Susie, olha, eu posso mexer meu dedo do pé!”

Essa foi a exclamação feita há uma década à doutora Susan Harkema, neurofisiologista da Universidade de Louisville, por Rob Summers, um quadriplégico americano C7-T1 que foi informado quatro anos antes que nunca mais seria capaz de mover a parte inferior do corpo.

Para um profissional médico isso foi muito mais do que uma expressão de otimismo de um paciente com lesão medular. Isso representa o verdadeiro progresso que a comunidade neurológica está realizando na busca pela cura da paralisia.

A declaração empolgada de Summers sobre esse avanço foi relatada recentemente na edição de 1º de agosto de 2019 da revista Nature, em uma matéria de Cassandra Willyard.

Seu artigo, intitulado “Como uma técnica revolucionária colocou pessoas com lesões na medula espinhal em pé”, nos leva do movimento dos dedos dos pés de Summers em 2009 para o estado atual do tratamento de medula espinhal em 2019.

A escrita discute a alta demanda por terapias mais avançadas para lesões da medula espinhal (LME) e faz menção a vários atores importantes nesse espaço, incluindo o Unique Access Medical (UAM).

O procedimento mais promissor para Lesão Medular

No caso de Summers, foi um terrível acidente que mudou sua vida para sempre. Mas, no caso do próprio paciente da medula espinhal cervical do UAM, Dr. Richi Gill, foi algo menos aleatório que acarretou sua lesão devastadora.

Gill passou de próspero cirurgião para candidato de uma cirurgia de coluna vertebral após fraturar suas vértebras C6 enquanto surfava no Havaí. Ele foi privado das sensações corporais e da capacidade de fazer movimentos voluntários abaixo do nível dos ombros – o que, é óbvio, o privou de sua carreira na medicina.

Pelo menos por enquanto.

Dr. Gill é um lutador, e ele não aceitaria a paraplegia deitado. Assim que sua lesão permitiu, ele viajou de Calgary a Bangkok, Tailândia, e tornou-se o 39º paciente do UAM a receber o tratamento inovador conhecido como Estimulação Epidural – o mesmo tratamento que Rob Summers recebeu há nove anos.

Estimulação Epidural é talvez o mais promissor de todos os procedimentos disponíveis para os portadores de LME atualmente, de acordo com o recente artigo da revista Nature e a demanda pelos serviços do UAM que nos permitem facilitar cerca de 3-6 implantes de stimulação epidural por mês para pacientes de todo o mundo.

O início da Estimulação Epidural

De volta em 2009, onde o caso de Summers foi “parte de um experimento pioneiro para testar o poder da estimulação elétrica em pessoas com lesões na medula espinhal“.

Dr. Harkema e seus colegas estavam experimentando implantar eletrodos na coluna dos pacientes com LM para testar uma hipótese simples e dupla:

  • Primeiro, mesmo nos casos que envolvem lesões completas na medula espinhal, os pesquisadores concluíram que todo o circuito necessário ainda existiria para que os sinais cerebrais fossem transportados para as extremidades.
  • Segundo, a corrente elétrica poderia ser usada para estimular os sinais que a coluna não poderia mais suportar por si só e, com a quantidade certa de estimulação, paraplégicos e tetraplégicos seriam capazes de permanecer em pé ou mesmo dar alguns passos.

Na revista Nature, o projeto inicial do Dr. Harkema na Universidade de Louisville é mencionado entre uma série de estudos que testam os efeitos da estimulação elétrica na sinalização da coluna vertebral. Existem outros na Califórnia e em Minnesota, um envolvendo neurotecnologias no Hospital Universitário de Lausanne, na Suíça, e recentes esforços promocionais de um proeminente neurocientista australiano em destaque no 60 Minutes, para citar apenas alguns exemplos.

Os estudos, ensaios clínicos e publicidade em torno do progresso da estimulação epidural são ótimos. Mas as perspectivas de obter informações mais aprofundadas sobre a ciência que envolve lesões neurológicas e o desenvolvimento de terapias mais robustas são as mais empolgantes para os pacientes com LM e seus entes queridos.

Talvez o mais interessante seja o fato de que a Estimulação Epidural já está disponível para os pacientes em uma base comercial, com o Unique Access Medical liderando o esforço para torná-la convencional e fornecer ao maior número possível de pacientes com LME.

Esperança para Lesão Medular aqui e agora

A famosa recuperação de Rob Summers abriu os olhos das pessoas para a possibilidade de paraplégicos e tetraplégicos recuperarem o controle de seus braços e pernas, dedos das mãos e dos pés.

Mas a Estimulação Epidural fornece aos pacientes com LM muito mais que movimentos voluntários de suas extremidades. O procedimento oferece uma série de benefícios à saúde que a maioria de nós não associaria a uma lesão na medula espinhal.

Estes incluem melhor regulação da temperatura corporal e capacidade de sudorese, maior controle sobre a função da bexiga e do intestino, retorno da função sexual e redução da fadiga, espasmos musculares e dor neuropática.

Não podemos deixar de mencionar os ganhos psicológicos que os pacientes obtêm simplesmente da sensação: “eu posso superar isso!”. A esperança é um componente enorme e positivo para os resultados, e a Estimulação Epidural torna isso possível.

Não há dúvida de que a Estimulação Epidural teve um impacto positivo na qualidade de vida dos portadores de LM, e os estudos de caso e depoimentos de pacientes do UAM documentam histórias de sucesso desde 2016.

São relatos em primeira mão de pacientes com diferentes graus de lesão, masculinos e femininos, jovens e idosos, de 23 países, todos tratados em nossas instalações em Bangkok e Nova Dheli.

Conforme relatado na revista Nature, o próprio diretor de serviços a pacientes do UAM, Henning Kalwa, cita um aumento significativo no turismo médico para Lesão Medular em Bangkok devido a evolução e disponibilidade de terapias inovadoras, como a de Estimulação Epidural.

Kalwa diz: “Enquanto outros colegas no campo da neurologia ainda estão “girando suas rodas” com estudos, ensaios e burocracia do FDA na busca de uma cura para paraplegia e quadriplegia, o UAM está tratando pacientes com sucesso.”

“E no final das contas, não se trata de cientistas e pesquisadores ou facilitadores e provedores. É sobre os pacientes, e não há nada melhor do que ouvir que eles têm novas esperanças, novos objetivos e uma nova perspectiva após a cirurgia. É por isso que eles vem até nós.”

O que o futuro promete?

Em teoria, com o aumento da demanda, aumenta a produção e a inovação. Esse certamente parece ser o caso da Estimulação Epidural, pois estamos testemunhando mais hospitais, cirurgiões, facilitadores de turismo médico e, de fato, revistas científicas e meios de comunicação se envolvendo e aumentando a conscientização.

O Unique Access também está fazendo sua parte com relação à inovação. No início deste ano, nossos cirurgiões fizeram do Dr. Richi Gill o primeiro paciente do UAM – e, até onde sabemos, o primeiro paciente com LM do mundo – a ter dois dispositivos de Estimulação Epidural.

Em sua primeira visita a Bangkok, ele obteve um dispositivo na coluna lombar para melhorar a função dos membros inferiores; em sua segunda visita, recebeu outro na coluna cervical para melhorar a função dos membros superiores.

Talvez seja isso que os editores da Nature Magazine tenham em mente quando intitularam o segmento final do artigo “Forward Focus”. É definitivamente isso que um homem tem em mente sempre que é perguntado sobre o lugar do UAM nos tratamentos de Lesão Medular no futuro.

“Tentamos praticar o que pregamos”, diz Henning Kalwa. “Meu discurso na Feira Internacional de Turismo Médico de Pequim foi nomeado “Traduzindo Pesquisa Avançada em Tratamentos Comerciais Inovadores”’, e isso resume nossa perspectiva.”

“Nosso objetivo é sermos colaboradores e inovadores, de qualquer maneira que melhore a vida dos pacientes com coluna vertebral. Nós realmente acreditamos que podemos superar isso.”

Para obter mais informações sobre como a cirurgia de Estimulação Epidural do UAM e as terapias de suporte ajudam paraplégicos e tetraplégicos a recuperar o controle de suas vidas, entre em contato com um representante de atendimento ao paciente ainda hoje.

Origem: Nature Magazine

Source: A Nature Magazine reconhece o “avanço contínuo” do Unique Access no tratamento de Lesão Medular | Unique Access Medical