A Kadimastem, uma empresa inovadora de biotecnologia israelense focada no desenvolvimento industrial e na comercialização de soluções terapêuticas baseadas em células-tronco pluripotentes humanas (hPSC) para as doenças neurodegenerativas, esclerose múltipla (EM) e esclerose lateral amiotrófica (ELA), anunciou que planeja iniciar testes em humanos usando sua tecnologia de células-tronco para tratar a ELA no segundo semestre de 2016.

Este anúncio ocorre depois que a empresa divulgou resultados experimentais pré-clínicos promissores que resultaram em uma resposta sem precedentes pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA com uma recomendação de avançar no processo de aprovação e no subsequente desenvolvimento de produtos para avaliações de segurança em um ensaio clínico.

Kadimastem é uma criação de seu cientista-chefe, Dr. Michel Revel, MD, PhD, professor emérito do Departamento de Genética Molecular do Instituto de Ciência Weizmann, Israel. O Dr. Revel recebeu o Prêmio Israel em 1999 e o Prêmio Emet em 2004 por sua contribuição à Medicina e Biotecnologia. Ele é membro da Academia de Ciências e Humanidades de Israel, foi eleito membro da Academia de Ciências de Nova York e membro honorário da Sociedade Internacional de Pesquisa em Interferons e Citocinas.

Dr. Revel também é membro da Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e da Organização do Genoma Humano (HUGO). Foi presidente do Comitê Nacional de Biotecnologia para Israel (1999-2002) e presidente do Comitê Nacional de Bioética de Israel. Ele também é creditado com a criação do Rebif, um importante medicamento usado no tratamento da esclerose múltipla.

Em um comunicado à imprensa sobre a recomendação do FDA,  Dr. Revel disse: “Estamos muito animados com a resposta rápida d0 FDA, que nos permite abordar o próximo estágio do desenvolvimento do produto de terapia celular para pacientes com ELA mais rapidamente”.

Esse sentimento foi compartilhado por seu colega Yossi Ben-Yossef, CEO da Kadimastem, “a ELA é uma doença incurável, sem tratamento efetivo disponível atualmente. A resposta rápida do FDA nos permite avançar para o desenvolvimento clínico de um tratamento único baseado em células-tronco embrionárias para ELA.

Na última década, houve evidências científicas crescentes de que os astrócitos, as células de suporte do sistema nervoso central, estão comprometidos em pacientes com ELA. Os pesquisadores propuseram que a injeção de células de suporte saudáveis ​​e funcionais no sistema nervoso de pacientes com ELA poderia retardar a progressão da doença, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e prolongar sua vida. A tecnologia exclusiva da Kadimastem permite que eles produzam essas células de suporte saudáveis ​​e testem a teoria durante seu próximo ensaio clínico.

Em um comunicado à imprensa sobre o anúncio, Arik Hasson, vice-presidente executivo de P&D da Kadimastem, explicou: “Somos capazes de produzir essas células em grandes quantidades sem componentes animais usando métodos industriais.

Eles servem como material de partida de células diferenciadas. Nós os armazenamos congelados e depois produzimos astrócitos funcionais para o cérebro.” Hasson continuou: “Nosso produto não será feito sob medida e isso permitirá uma produção um pouco menos cara. Além disso, pode ser usado em pacientes nos quais a doença foi longe demais e não pode ser tratada com suas próprias células. Mas esperamos que haja testes que permitam o tratamento assim que o paciente for diagnosticado.” Todas as partes interessadas na comunidade de ELA, incluindo pacientes, cuidadores, profissionais de saúde e pesquisadores, aguardam ansiosamente os resultados do ensaio clínico.

Em um comunicado à imprensa sobre o anúncio, Arik Hasson, vice-presidente executivo de P&D da Kadimastem, explicou: “Somos capazes de produzir essas células em grandes quantidades sem componentes animais usando métodos industriais. Eles servem como material de partida de células diferenciadas. Nós os armazenamos congelados e depois produzimos astrócitos funcionais para o cérebro.” Hasson continuou: “Nosso produto não será feito sob medida e isso permitirá uma produção um pouco menos cara. Além disso, pode ser usado em pacientes nos quais a doença foi longe demais e não pode ser tratada com suas próprias células. Mas esperamos que haja testes que permitam o tratamento assim que o paciente for diagnosticado.”

Todas as partes interessadas na comunidade de ELA, incluindo pacientes, cuidadores, profissionais de saúde e pesquisadores, aguardam ansiosamente os resultados do ensaio clínico.

A plataforma tecnológica da Kadimastem torna possível diferenciar as células-tronco em uma variedade de células humanas funcionais, incluindo células que suportam neurônios no cérebro, bem como células pancreáticas que secretam células beta-insulina.

Fonte: https://alsnewstoday.com/2015/04/08/kadimastem-to-initiate-a-human-clinical-trial-for-promising-als-therapy/

Tradutor Google

Texto editado por: Falando sobre Doença do Neurônio Motor (DNM): Empresa Kadimastem iniciará ensaio clínico em humanos com uma terapia promissora na ELA