APMDFESP: 27 ANOS DE TRABALHO INCANSÁVEL NO APOIO E REABILITAÇÃO DO POLICIAL MILITAR

Há 27 anos, a APMDFESP – Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência do Estado de São Paulo desempenha o nobre papel de amparar os PMs, ativos e inativos, que se encontram nessas condições e a seus familiares. O apoio abrange desde o processo de recuperação até o de reabilitação – física e mental, permitindo que tenham uma nova condição de vida e integração social.

Fundada em 29 de janeiro de 1993 e pioneira no Brasil, nasceu justamente dentro do Centro Médico da PM, quando dois paraplégicos – os Srs Jefferson Patriota e José Roberto Pinatti – conversavam sobre as dificuldades do atual momento que viviam e resolveram criar este projeto.

A APMDFESP oferece assistência de profissionais da área jurídica e de uma equipe multidisciplinar que inclui médico fisiatra, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, hidroterapia, além de doações de aparelhos ortopédicos, materiais hospitalares e cadeiras de rodas, entre outros benefícios. Presta cerca de 26 mil atendimentos por ano aos associados e seus familiares.

Mas o maior desafio da Entidade é a recuperação emocional e social do policial militar aposentado compulsoriamente por invalidez e afastado da Corporação. Sem o seu trabalho e atingido no corpo e na autoestima, o associado é acolhido pela APMDFESP num árduo trabalho de reabilitação e aceitação de uma nova condição de vida.

Cerca de 7 mil policiais militares do Estado são pessoas com deficiência e eles só podem contar com o apoio da APMDFESP. Além da sede central, a instituição conta com mais seis representações, para oferecer um atendimento mais próximo de seus associados.

Aqueles que têm dificuldades de locomoção recebem os materiais hospitalares de uso contínuo em suas residenciais, ainda que estejam morando atualmente fora do Estado. Periodicamente, a diretoria visita os associados acamados, uma forma de demonstrar respeito e consideração por aqueles que deram suas vidas no cumprimento de seu dever e na defesa da sociedade.

 

Nossos mais sinceros abraços e parabéns a toda equipe e nossos heróis da PM com deficiência