Economizar para o que você quer, ficar dentro do orçamento e ganhar seu próprio dinheiro são apenas algumas das habilidades financeiras que todas as crianças precisam aprender. Se você é pai de uma criança com transtorno do espectro do autismo (TEA), Síndrome de Down ou outro tipo de deficiência, o ensino dessas lições apresenta desafios adicionais.  

No entanto, elas são super importantes, se você quiser que seu filho possa algum dia fazer compras, abrir uma conta bancária ou alugar um apartamento . Mesmo que seu filho nunca consiga viver sozinho, o senso de autoestima resultante da administração básica do dinheiro pode mudar sua vida. Para muitas pessoas com deficiência, uma vida financeira independente estará ao seu alcance, se você começar a preparar seu filho mais cedo. 

“Como o dinheiro é uma ideia conceitual, pode ser complexo ensinar crianças diagnosticadas com um distúrbio do espectro do autismo ou outra limitação”, disse Jenny Krones, analista de comportamento certificado do conselho com sede em Austin. Ela passou mais de 10 anos trabalhando com clientes com deficiência antes de lançar a empresa de desenvolvimento de aplicativos Touch Autism com o marido programador de computadores. “As crianças com TEA são algumas vezes chamadas de ‘pensadores concretos’ porque as ideias conceituais são muito difíceis de entender, enquanto o literal aqui e agora vem mais facilmente.”

A boa notícia é que os pais podem aplicar muitos métodos usados para ensinar outras habilidades às crianças em troca de dinheiro. “Se possível, mantenha-o real, relevante e prático”, disse Brian Page, professor de educação empresarial na Reading High School, em Ohio, que ajudou a desenvolver um currículo de finanças pessoais para alunos com deficiência. Obviamente, a extensão em que você pode aplicar as dicas abaixo depende das capacidades de seu filho, mas mesmo crianças com grandes desafios podem dominar algumas dessas habilidades.

1-Comece cedo 

Embora possa ser tentador para pais de crianças com deficiência adiarem lições financeiras quando parece haver desafios mais prementes, você realmente deve começar quando eles são jovens. “Comece a falar sobre dinheiro e o que você está fazendo assim que eles tiverem linguagem”, disse Jerry Webster, que ensina crianças com autismo na terceira à sexta série no Coachella Valley, na Califórnia. Construir um bom comportamento monetário é importante. Simplesmente narrar suas ações ao comprar mantimentos ou pagar contas fará as rodas girarem para o seu filho. 

2-Pratique a identificação de moedas 

A identificação de moedas é uma habilidade básica na qual todas as crianças devem trabalhar a partir dos três ou quatro anos. É importante, pois pode ajudar a desenvolver habilidades matemáticas e experiência em dinheiro que podem ser traduzidas para fazer uma compra. Use moedas de verdade , não de brinquedo, disse Webster – caso contrário, você está mergulhando em um nível extra de abstração. Eles estarão prontos para o seu próprio dinheiro quando puderem pedir o troco e colocá-lo no seu bolso e contá-lo corretamente, disse Webster. 

3-Use histórias sociais 

Uma ferramenta desenvolvida pela consultora de educação em autismo Carol Gray no início dos anos 90, as histórias sociais dividem uma tarefa ou situação social em etapas discretas e fáceis de entender, geralmente acompanhadas de ilustrações. Você pode compartilhar uma história social, por exemplo, sobre como é divertido ir ao shopping, as coisas divertidas para fazer em um shopping além de comprar e como lidar construtivamente com os sentimentos de frustração quando não é hora de comprar algo. 

4-Repetição é a chave 

Embora seja importante revisar as lições várias vezes com todas as crianças, é especialmente crucial para crianças com alguma limitação. Golden cita o exemplo de Owen Suskind, um garoto não-verbal com autismo, capaz de aprender idiomas e se relacionar com sua família assistindo a filmes da Disney como Aladdin e O Rei Leão repetidas vezes. Pode parecer entediante fazer exercícios de identificação de moedas repetidamente, por exemplo, mas as recompensas podem ser enormes quando o filho o recebe. 

5-Ajude seu filho a aprender a fazer compras 

Uma chave para ajudar seu filho a “ganhar” dinheiro é deixá-lo lidar com dinheiro próprio, em vez de fazer tudo por ele. No início, sugeriu Webster, basta dar dinheiro ao seu filho para entregar ao caixa. Em seguida, você pode passar para trás enquanto ela faz uma compra sob sua supervisão. Eventualmente, você estará pronto para deixar seu filho ir a uma loja, a um mercado ou ao shopping por conta própria. 

6-Prepare seu filho para o trabalho 

Você pode começar estabelecendo as bases para o seu filho ganhar um salário, dando-lhes um bônus por tarefas que se baseiam em habilidades importantes da vida, como pegar seus brinquedos (para crianças mais novas) e lavar a própria roupa (para crianças mais velhas), sugeriu Ernst Van Bergeijk e Paul Cavanagh, na revista The Exceptional Parent. Ambos são líderes de programas residenciais de transição para jovens adultos, com diferenças de aprendizado e diagnóstico do espectro do autismo. Ao mesmo tempo, você pode esperar que seus filhos façam algumas tarefas básicas, como retirar o lixo sem pagamento, já que isso faz parte da família. Para crianças mais velhas, o voluntariado também pode preparar o caminho para um emprego.  

O desejo de proteger uma criança com deficiência é compreensível, mas seu filho só aprenderá se você lhe der alguma autonomia. “Quando os pais tentam proteger demais os filhos, o que eles estão fazendo é torná-los mais vulneráveis”, disse Webster. Ao ensinar seu filho a entender e lidar com dinheiro sozinho, você está dando o enorme presente de um futuro mais independente. 

E você, já utiliza os princípios de educação financeira com os seus filhos? Vai começar a utilizá-los a partir de agora? Queremos muito saber o que você pensa sobre o assunto! Deixe seu feedback nos comentários e se gostou desse texto, compartilha nas redes sociais. 

Fanpage – CLIQUE AQUI          

Instagram – CLIQUE AQUI          

Twitter – CLIQUE AQUI        

Email – claudiacma7@gmail.com