Descrição da imagem: banner com fundo degradê do azul-claro para roxo. Na parte central tem a logo do Redes Acessíveis na cor branca. — Imagem: Eficientes

 

O Eficientes, organização de jornalismo independente que visa abordar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade trazendo informações acessíveis e de qualidade, anunciou essa semana o lançamento do curso Redes Acessíveis, escrito por Larissa Pontes. O curso ensina sobre acessibilidade comunicacional na produção de conteúdo, informações, eventos e mostra a importância de os comunicadores terem esse conhecimento e implementá-lo em seus trabalhos. O curso foi lançado nesta quarta-feira (10/08) e conta com um total de 19 aulas divididas em cinco módulos, que possuem cada um e-book e exercícios.

A acessibilidade comunicacional acontece quando não existem barreiras na comunicação. No Brasil, a cada quatro brasileiros, três têm acesso à internet. Isso equivale a 134 milhões de pessoas, que passam em média nove horas conectadas por dia. Na web, encontramos pessoas muito diversas e por isso é tão importante pensar em acessibilidade no ambiente digital. Atualmente, ter um site acessível significa garantir a todas essas pessoas informação e uma melhor experiência.

Larissa Pontes, Diretora Executiva e cofundadora do Eficientes, está bastante animada com o lançamento do curso e fala sobre a importante produzir conteúdo acessível. “No mundo, existe um bilhão de pessoas com deficiência, representando de 15 a 20% da população mundial. De acordo com IBGE, no Brasil existem 45 milhões de pessoas com deficiência, representando 24% da população. Desde 2016, a Lei Brasileira de Inclusão exige que todos os sites públicos e privados sejam acessíveis. A partir do momento em que não produzimos conteúdo acessível, estamos excluindo um grupo de pessoas de ter acesso à informação de qualidade ou comprar um produto. O curso Redes Acessíveis vem para dar uma base de conhecimento e colocar a acessibilidade em prática”.

Ao longo desses quatro anos, Larissa Pontes aprendeu, pesquisou, estudou e, colocando na prática a acessibilidade, percebeu o quanto era importante transmitir aqueles conhecimentos para comunicadores para que a inclusão e acessibilidade se tornem uma realidade na produção de conteúdo. Ela afirma que: “Redes Acessíveis, é uma oportunidade única para você adquirir todos os conhecimentos e promover uma comunicação inclusiva”.

No curso Redes Acessíveis, você irá encontrar: conceitos de acessibilidade digital, conteúdos e formatos acessíveis, recursos de acessibilidade nas redes sociais, audiodescrições, história e legislação sobre a causa da pessoa com deficiência, capacitismo, princípios de acessibilidade, o papel da mídia na comunicação acessível e o funcionamento de tecnologias assistivas.

Sendo um produto digital que promove a inclusão e acessibilidade, o Redes Acessíveis não deixa de contar com diversos recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas. As matrículas já estão abertas e disponíveis no Site do Eficientes. O curso custa R$397,00.

Sobre o Eficientes:

Fundada em 2018, a organização de jornalismo independente Eficientes foca em produzir conteúdo de qualidade e acessível, abordando em suas reportagens e serviços a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. O Eficientes tem três frentes de atuação: o jornalismo, que produz informações de impacto, garantindo a pluralidade e a defesa dos direitos humanos e da pessoa com deficiência; eventos e campanhas, que leva discussões aprofundadas sobre a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade; e Serviços, como o curso Redes Acessíveis, a assessoria de acessibilidade e inclusão e a convivência harmônica nas empresas. A partir desses conjuntos, o Eficientes busca engajamento diretamente por mais participação social, voz e respeito para as pessoas com deficiência.

 

Mini bio da cofundadora e autora curso Redes Acessíveis:

Larissa Pontes, jornalista, criadora de conteúdo, co-fundadora, gestora de projetos e Diretora Executiva do Eficientes, uma organização de jornalismo que tem o objetivo de abordar a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. É participante ativa para uma sociedade menos capacitista, mais diversa e acessível. Bacharel em Jornalismo e Pós-graduada em Jornalismo Independente e Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Pernambuco, já fez mais 10 cursos extras sobre acessibilidade, audiodescrição, capacitismo e produção de conteúdo para a internet. Há 4 anos leva informação acessível e de qualidade para todas as pessoas com deficiência.

Mais informações e onde comprar:

Redes Acessíveis

Domine a acessibilidade comunicacional e produza conteúdo acessível para ampliar o seu público e aumentar a qualidade do seu conteúdo.