GENEBRA (17 de março de 2020) – Pouco foi feito para fornecer às pessoas com deficiência a orientação e o apoio necessários para protegê-las durante a pandemia do COVID-19 em andamento, embora muitos deles façam parte do grupo de alto risco, alertou hoje o Relatora Especial da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência, Catalina Devandas.
“As pessoas com deficiência sentem que foram deixadas para trás”, disse o especialista em direitos humanos da ONU. “Medidas de contenção, como distanciamento social e auto-isolamento, podem ser impossíveis para quem depende do apoio de outras pessoas para comer, vestir e tomar banho”.
“Esse apoio é básico para sua sobrevivência, e os Estados devem adotar medidas adicionais de proteção social para garantir a continuidade do apoio de maneira segura durante a crise”.
O especialista da ONU enfatizou que medidas razoáveis ​​de acomodação são essenciais para permitir que as pessoas com deficiência reduzam os contatos e o risco de contaminação. Eles devem ter permissão para trabalhar em casa ou receber licença remunerada para garantir sua segurança de renda. Os familiares e cuidadores também podem precisar de acomodações razoáveis ​​para fornecer apoio às pessoas com deficiência durante esse período.
“O acesso a ajuda financeira adicional também é vital para reduzir o risco de pessoas com deficiência e suas famílias caírem em maior vulnerabilidade ou pobreza”, explicou ela.
“Muitas pessoas com deficiência dependem de serviços que foram suspensos e podem não ter dinheiro suficiente para armazenar alimentos e remédios ou pagar o custo extra de entregas em domicílio”.
Devandas também observou que a situação das pessoas com deficiência em instituições, instalações psiquiátricas e prisões é particularmente grave, dado o alto risco de contaminação e a falta de supervisão externa, agravada pelo uso de poderes de emergência por razões de saúde.
“As restrições devem ser estritamente adaptadas e usar os meios menos invasivos para proteger a saúde pública”, disse ela. “Limitar o contato com entes queridos deixa as pessoas com deficiência totalmente desprotegidas de qualquer forma de abuso ou negligência nas instituições.
“Os Estados têm uma responsabilidade maior em relação a essa população devido à discriminação estrutural que sofrem”.
O especialista da ONU enfatizou que as pessoas com deficiência merecem ter certeza de que sua sobrevivência é uma prioridade e instou os Estados a estabelecer protocolos claros para emergências de saúde pública, a fim de garantir que, quando os recursos médicos sejam escassos, o acesso aos cuidados de saúde, incluindo medidas de salvamento, não discriminar pessoas com deficiência.
“Para enfrentar a pandemia, é crucial que as informações sobre como prevenir e conter o coronavírus sejam acessíveis a todos”, explicou ela.
“Campanhas de aconselhamento público e informações das autoridades nacionais de saúde devem ser disponibilizadas ao público em linguagem de sinais e meios, modos e formatos acessíveis, incluindo tecnologia digital acessível, legendas, serviços de retransmissão, mensagens de texto, linguagem simples e de fácil leitura. “
“As organizações de pessoas com deficiência devem ser consultadas e envolvidas em todas as etapas da resposta do COVID-19”, concluiu Devandas.
O apelo de Devandas foi endossado pelo Relator Especial sobre a eliminação da discriminação contra as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, Alice Cruz, e a Especialista Independente sobre o gozo de todos os direitos humanos pelos idosos, Rosa Kornfeld-Matte.
Catalina Devandas (Costa Rica) foi designada como a primeira relatora especial sobre os direitos das pessoas com deficiência em junho de 2014 pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU. Ela trabalhou extensivamente nos direitos das pessoas com deficiência e desenvolvimento inclusivo nos últimos 20 anos, inclusive com o Banco Mundial, as Nações Unidas e organizações internacionais de doadores. Suas prioridades de trabalho incluem a inclusão socioeconômica, a promoção da cidadania plena das pessoas com deficiência e a adoção da diversidade / compreensão de que as pessoas com deficiência fazem parte da diversidade humana
Os relatores especiais, especialistas independentes e grupos de trabalho fazem parte do que é conhecido como Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Procedimentos Especiais, o maior corpo de especialistas independentes no sistema de Direitos Humanos da ONU, é o nome geral dos mecanismos independentes de pesquisa e monitoramento do Conselho que abordam situações específicas de um país ou questões temáticas em todas as partes do mundo. Especialistas em procedimentos especiais trabalham voluntariamente; eles não são funcionários da ONU e não recebem salário por seu trabalho. Eles são independentes de qualquer governo ou organização e servem em sua capacidade individual.

Via: COVID-19: Quem está protegendo as pessoas com deficiência? -Gata de Rodas