ESCADAS aborda os temas da pessoa com deficiência e da acessibilidade através da vida de um professor cadeirante que sofre com problemas durante a pandemia. João, um jovem adulto aprende a lidar com as suas responsabilidades, mora com sua namorada Maria, uma estudante de produção cultural, que o cobra para que pague as contas. Ela não sabe o que João tem passado.

João não se restringe à condição imposta pela deficiência, de tal forma que encarna o arquétipo do herói, que age em favor próprio e de sua família. Entretanto, a tragédia dramática levanta a reflexão principal do filme: o impacto da falta de acessibilidade arquitetônica.

O protagonismo da pessoa com deficiência em ESCADAS se dá na frente e atrás das câmeras: Matheus Rocha, diretor, roteirista, produtor e também ator protagonista do curta-metragem, é cadeirante de verdade. Um manifesto anti-capacitista que representa a dor de uma parcela bem específica da população.

Produzido pela Me2 Produções em parceria com a Segredo Filmes, o curta “Escadas”, está em cartaz no Festival Entretodos de Direitos Humanos e concorre ao Prêmio de Melhor Filme e Melhor Filme pelo Júri Popular. A votação vai até o dia 25/09/21 através no link:

https://entretodos.com.br/mostra-competitiva/?sessao=SESS%C3%83O%20CONFINS&filme=Escadas

 

SINOPSE

Um professor passa por desafios ao procurar emprego durante a pandemia.

MINI BIO DO DIRETOR
Matheus Rocha, baiano de 24 anos e pessoa com deficiência (cadeirante), é estudante de Comunicação Social – Produção Cultural da UFBA (Universidade Federal da Bahia). Formado em cursos de Cinema e Roteiro. Foi diretor de fotografia e montador do curta-metragem Encontro Precioso (2018) exibido na Saladearte. Produziu o curta Corre Mãos (2020) exibido no Griot – Festival de Cinema Negro. Idealizou e produziu A Praça do Rap (2019), evento cultural de hip-hop que contou com apoio financeiro da PROEXT – UFBA. Trabalhou no FILTE (2018), no 30º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Kinofórum (2019), 4ª Mostra Lugar de Mulher é no Cinema (2021) e nas produtoras Planta Filmes e Segredo Filmes. Foi selecionado para LabCines (2020) e Nordeste Lab (2021). É sócio fundador da Me2 Produções. Escreveu, dirigiu, produziu e atuou no curta-metragem Escadas (2021), que estreou no Festival Entretodos de Direitos Humanos e está em cartaz no SpCinePlay (Looke).

FICHA TÉCNICA

Elenco: Matheus Rocha (João); Carol Mota (Maria); Josi Varjão (Diretora); Guim Vasconcelos (Recepcionista)

Direção e Roteiro: Matheus Rocha

Produção Executiva: Lilih Curi e Matheus Rocha

Direção de Fotografia: Guim Vasconcelos

Trilha Sonora Original: Lucas Coji e Matheus Goiaba Almeida
Montagem/ Edição: Marcos Bau Carvalho

Produção: Kerolaine Batista, Guim Vasconcelos, Josi Varjão e Carol Mota

Direção de Arte: Matheus Rocha e Guim Vasconcelos

Designer/ Assistente de Produção: Silvio Souza

Som Direto: Cícero Dias e Josi Varjão

Mixagem/ Sound Design: Piratas F&M
Colorização/ Finalização: Nelson Aguiar

Consultor de Roteiro: Djalma Calmon

Consultoria de Acessibilidade: Ednilson Sacramento

Apoio Financeiro: Portotec Contabilidade

Apoio: Coringart; Punk Hazard Studios; Facom – UFBA; LabCines

Distribuição: Segredo Filmes

Realização: Segredo Filmes e Me2 Produções.

CONTATOS

Matheus Rocha

Telefone: (71) 99238-0939

Email: mrochaaudiovisual@gmail.com

Lilih Curi

Telefone: (71) 99206-0135

Email: segredofilmes@gmail.com

Site: http://www.segredofilmes.com.br/

VOCÊ PODE ASSISTIR AQUI TAMBÉM GRATUITAMENTE ATÉ 7/12:

https://www.looke.com.br/filmes/escadas