Universitários criaram protótipo voltado a pessoas com dificuldades motoras

Estudantes brasileiros criam carro elétrico para cadeirantes e ganham prêmio na França

Estudantes da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, na Região Metropolitana, venceram na sexta-feira (4) o desafio Twizy Contest, etapa internacional do Renault Experience, em Paris, na França.

Felipe Machado (Design), Jonata Rocha Fett (Engenharia Eletrônica), Matheus Furlan da Silva (Engenharia de Produção), Nickolas Augusto Both (Engenharia Eletrônica) e Marco Antônio Fröhlich (graduado em Engenharia Mecânica e mestrando em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais) faturaram o prêmio de melhor projeto, inovação e análise de custo e modelo de negócio com o OrniTwizy, um carro elétrico voltado a pessoas com dificuldades motoras.

O protótipo do veículo foi montado em Curitiba (PR) durante todo o mês de julho e início de agosto. Tudo era monitorado por engenheiros, designers e profissionais de negócios da empresa francesa de automóveis.

— Tivemos como foco principal solucionar a dificuldade dos cadeirantes em se locomoverem e apresentamos um sistema que é robusto o suficiente para diminuir consideravelmente esse problema — explicou Felipe Machado.

O grupo foi assessorado pelos professores Juan Almada, Fabiano Nunes e Moisés de Mattos Dias e tiveram o projeto viabilizado pela Diretoria de Inovação, por meio do Feevale Techpark, do Instituto de Ciências Criativas e Tecnológicas (ICCT) e da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Proppex).

— A universidade tem dado apoio aos alunos, para que tenham uma visão inovadora e empreendedora. Quando criamos as estruturas, quando apostamos nos estudantes, os resultados vêm. Estamos muito satisfeitos com essa conjugação de fatores, que mostram como a nossa universidade é inovadora e como os nossos alunos são empreendedores — ressalta o reitor, Cleber Prodanov.

Devido à premiação, a equipe da Feevale participará do Consumer Electronics Show, evento de inovação automobilística que ocorrerá em janeiro de 2020, em Las Vegas, Estados Unidos, com todas as despesas custeadas.

O OrniTwizy é um carro elétrico voltado a pessoas com dificuldades motoras. É um veículo para duas pessoas, pequeno, leve e utiliza apenas energia elétrica. A equipe criou um sistema para que o usuário de cadeira de rodas possa alugar o carro.

O projeto prevê que os cadeirantes tenham uma taxa reduzida para serem locatários do veículo e não tenham a necessidade de se deslocar até onde o carro estará. Foram mapeados, por exemplo, pontos estratégicos de Porto Alegre e Novo Hamburgo.
Os automóveis estarão sempre perto de rodoviárias, do aeroporto e das estações de trem, entre outros espaços.

Fonte: Gauchazh

VIA: Estudantes brasileiros criam carro elétrico para cadeirantes e ganham prêmio na França