O Hidrogel é um gel estéril usado no tratamento de feridas, pois promove a remoção de tecido morto e promove a hidratação, cicatrização e proteção da pele. Além disso, o Hidrogel alivia a dor do paciente no local da ferida, pois umidifica as terminações nervosas expostas.

O Hidrogel pode ser produzido pelo laboratório LM Farma com o nome Curatec Hidrogel, em forma de pomada ou de curativo, mas também pode ser vendido por outros laboratórios com outros nomes, como, por exemplo, o Askina Gel, em forma de pomada, do laboratório Braun.

Pomada de Hidrogel para Feridas

Preço do Hidrogel

O preço do Hidrogel varia entre 20 a 50 reais, por cada curativo ou pomada, mas o preço ainda pode variar de acordo com o laboratório.

Indicações do Hidrogel

O Hidrogel está indicado no tratamento de:

  • Feridas com tecido de granulação;
  • Úlceras venosas, arteriais e por pressão;
  • Queimaduras de segundo grau de pequena extensão;
  • Feridas com perda parcial ou total de tecidos;
  • Áreas pós-trauma.

O Hidrogel está indicado nestes casos porque promove a remoção do tecido morto da ferida e estimula a cicatrização.

Modo de uso do Hidrogel

O Hidrogel deve ser aplicado na ferida, após a limpeza da pele, num intervalo de no máximo 3 dias. Porém, a aplicação do Hidrogel e a frequência de troca dos curativos deve ser feita e decidida, de preferência, por um enfermeiro.

O Hidrogel em forma de curativo é de uso único, não devendo ser reutilizado e, por isso, deve ser jogado no lixo após a troca do curativo.

Efeitos colaterais do Hidrogel

Não existem efeitos colaterais do Hidrogel referidos na bula.

Contraindicações do Hidrogel

O Hidrogel está contraindicado em pacientes com hipersensibilidade ao gel ou outros componentes da fórmula.

O Hidrogel também pode ser vendido com Alginato, sendo usado no tratamento de feridas de qualquer tipo, quer estejam infectadas ou não, como úlceras venosas, arteriais e por pressão, queimaduras de segundo grau, abrasões e lacerações.

Além disso, existe também um hidrogel para fins estéticos, diferente deste hidrogel para tratar feridas, que serve para aumentar o bumbum, coxas e seios e suavizar rugas e linhas de expressão. Saiba mais em: Hidrogel para fins estéticos.

Veja também que alimentos comer para acelerar a cicatrização da ferida em: Alimentos cicatrizantes.

FONTE: Pomada de Hidrogel para Feridas – Tua Saúde