Uma moda que visa o corpo em transformação, mas não o diverso!

 

Mulher grávida de pele branca e cabelos castanhos. Em uma ponte de madeira, ela está sentada em um lençol de cor clara, olha para o infinito e segura uma rosa. Ela veste uma calça e um top preto. Atrás dela há balões azuis e brancos e uma cadeira de rodas manual.
Luciana Fiamoncini

Ao contrário do que se imagina, a moda inclusiva não se trata de uma moda destinada exclusivamente à pessoa com deficiência; assim, definimos o conceito como sendo uma proposta de moda com foco na diversidade humana.

Alegria de muitas mulheres, a maternidade também é sinônimo de mudanças, pois, ao longo de nove meses, o físico e o psicológico delas passam por profundas transformações. Felizmente, as gestantes brasileiras já encontram um mercado com uma ampla variedade de opções às futuras mamães. Tratam-se de peças confeccionadas com tecidos especiais e com ajustes que moldam a região da barriga, além de serem projetadas para que elas as usem após o parto e a amamentação.

POR QUE A MODA GESTANTE NÃO CONTEMPLA AS MULHERES COM DEFICIÊNCIA?

Mulher de pele branca, cabelos castanhos abaixo dos ombros e vestindo uma camisa branca com um recorte nos ombros. Em um quarto com móveis de madeira, ela está sentada e segurando a barriga de grávida.
Quelen Paim

Apesar de ser uma moda pensada em um corpo em constante transformação, as mulheres com deficiência, sobretudo as físicas, têm muita dificuldade de encontrar vestimentas que as sirvam durante a gravidez. Isso ocorre porque a marca da deficiência ainda se sobrepõem à da pessoa humana e culturalmente elas são vistas como corpos incapazes de gerar outras vidas.

Em um jardim, mulher de pele branca e cabelos castanhos e ondulados está sentada em uma cadeira de rodas e amamentando um bebê. Ela está com os olhos fechados e com a cabeça inclinada para trás. Ela usa um vestido branco de alça e o bebê uma calça caramelo e uma camisa branca.
Quelen Paim amamentando o Heitor.

Com a chegada do Dia das Mães, o décimo segundo episódio do podcast Moda Em Rodas é focado na lacuna existente neste mercado às gestantes com deficiência. Para isso, o capítulo conversou com as mamães Quelen Paim, auxiliar comercial paraplégica, e Luciana Fiamoncini, servidora pública com osteogênese imperfeita, condição rara que tem como principal característica a fragilidade óssea.

Quer conhecer a história e os relatos dessas mamães usuárias de cadeira de rodas? Abaixo, você acompanha o episódio moda gestante para cadeirante:

Podcast Moda Em Rodas

Veiculado nas principais plataformas da produtora audiovisual Bossa 9, o podcast Moda Em Rodas traz semanalmente diferentes temas relacionados à moda inclusiva. De forma educativa e informativa, o produto tem o objetivo conscientizar a população brasileira sobre a importância deste segmento da moda. Toda quinta-feira, você é contemplado(a) por um novo episódio, disponível no YouTube e no Spotify.