Escrito por Antônio Silva

União é a soma de forças em prol de um sonho, uma causa, uma meta. Mas também pode ser a forma de iniciar a transformação de uma realidade. Sabido por todos, o movimento das pessoas com deficiência ainda é muito desunido, seja pela complexidade de cada situação, falta de informação ou por diferentes correntes de pensamento.

Mas assim como em outros ambientes a união é fundamental, e pensando nisso, quatro pessoas com deficiência que se encontraram nas lutas pela inclusão e pela informação acessível, resolveram mudar esse cenário.

O projeto 4 INCLUSIVOS nasceu da inquietação de Paulo Fabião, humorista e jornalista, Hamilton Oliveira criador do Blog Casadaptada, Rafael Ferraz do site Jornalista Inclusivo e Antonio Silva do Deficiência em Foco. Em comum, além das deficiências, está o amor pela comunicação e a luta por levar a informação às pessoas com deficiência que são esquecidas pela mídia tradicional ou são apenas objetos de um capacitismo caça-like que rotula, excluí e alimenta mitos acerca das deficiência e da capacidade das pessoas.

4 Inclusivos será uma série de lives que vai falar de acessibilidade, inclusão, informação e tudo o que envolve o universo da pessoa com deficiência, mas sem deixar de analisar os demais cenários, ou seja, vamos falar de futebol, música, receita de bolo, pois não somos “obrigados” a apenas falar daquilo que vivemos e sentimos enquanto pessoas com deficiência. O projeto contará com convidados das mais diversas áreas para debater assuntos do cotidiano de forma leve e divertida, mas sempre com responsabilidade e respeito que as causas merecem.

Uma simples conversa no WhatsApp faz nascer um projeto que une diferentes visões sobre o mundo, a política, o esporte e a inclusão. Conheça os integrantes do projeto:

Antonio Silva, 28 anos, jornalista e pessoa com deficiência devido a uma sequela de paralisia cerebral. Além de cuidar da Deficiência em Foco, pesquisa a relação das pessoas com deficiência na mídia.

Paulo Fabião, Paulistano,34 anos, jornalista formado pela Universidade São Judas Tadeu, também Sou compositor, escritor e humorista stand up comedy. Possuo um show solo chamado “Esperando Sentado”, onde abordo temas como sua sexualidade, cotidiano, os preconceitos que sofremos e acessibilidade. cadeirante. Sou sambista e militante do samba paulistano!  Faço parte da Comunidade “Samba da Vela”. Em 2013, publiquei meu primeiro romance: “O último samba-enredo” Em 2019, o segundo romance “A última Roda de samba”. Ativista pela Pauta da Pessoa com deficiência e anticapacitismo.

Rafael Ferraz Carpi de Andrade Lima é formado em Comunicação Social com Ênfase em Jornalismo (2006). Atualmente assina como editor responsável pelas publicações do portal jornalistainclusivo.com, e redes sociais.

Em Itu/SP, ainda na faculdade, fez estágio para a Rádio Convenção AM 670, e em seguida trabalhou nos jornais Periscópio e Folha da Cidade.

Foi fotógrafo em navios de cruzeiros (Pullmantur Cruises e Costa Crociere), Executivo de Contas nas revistas Feed&Food e Cães&Gatos, e Assessor de Imprensa na agência Sigma Six Comunicação.

Tetraplégico desde 2011, passou a produzir conteúdo web, Social Media e Edição de Imagem, além de escrever para blogs e sites de parceiros. Entre 2018 e 2020 trabalhou como Assessor de Imprensa e MKT para a Refresh Brazil.

Criou a página Jornalista Inclusivo no Facebook, em junho de 2017. E também em junho, mas de 2020, Atualmente é , e assina como jornalista responsável pelas publicações deste site.

Hamilton Oliveira, administrador, Tetraplégico a 10 anos, Empreendedor social, autor e criador do Blog Casadaptada, um dos mais influentes portais de notícias para Pessoas com Deficiência no país, vencedor do maior prêmio mundial de conteúdo digital inovador, prêmio WSA 2019.

Apaixonado por tecnologia, independência, filmes e investimentos, criou o blog sem pretensões após 2 anos de sua lesão medular, como diário e pesquisa, além de compartilhar as experiências e desafios de um tetra morando só, hoje o portal conta com um acervo completo às pessoas com deficiência, assim como seus canais nas redes sociais que ultrapassam mais de 100 mil seguidores.