Sandy participará de uma live nesta quarta-feira, 6, durante o Dia Mundial da Paralisia Cerebral, promovida pelo Instituto Nossa Casa. A transmissão será feita no canal da ONG no YouTube, a partir das 20h.

https://www.instagram.com/nossacasa.org.br/

 

“Essa data mobiliza 75 países pra conscientização sobre a causa. O objetivo é garantir que crianças, adolescentes e adultos com PC (atualmente são aproximadamente 17 milhões no mundo) tenham os mesmos direitos, acesso e oportunidades na sociedade. Juntos somos mais fortes nessa corrente do bem pela inclusão. Conto com vocês amanhã, às 20h! Uma noite especial pra cantar, conscientizar, refletir, doar e ser feliz”, escreveu Sandy nas redes sociais.

 

 

6/10 Dia Mundial da Paralisia Cerebral

 

https://www.youtube.com/watch?v=oo4NIPgqLW4

 

Este dia tem como objetivos informar sobre a paralisia cerebral, chamar a atenção para a situação das pessoas com paralisia cerebral que são esquecidas pela sociedade, e permitir que estas pessoas maximizem as suas potencialidades.

 

Existem cerca de 17 milhões de pessoas no mundo com PC.

 

Paralisia Cerebral (PC), a deficiência mais comum na infância, é caracterizada por alterações neurológicas permanentes que afetam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e a postura do corpo.

Essas alterações são secundárias a uma lesão do cérebro em desenvolvimento e podem ocorrer durante a gestação, no nascimento ou no período neonatal, causando limitações nas atividades cotidianas. Apesar de ser complexa e irreversível, crianças com PC podem ter uma vida rica e produtiva, desde que recebam o tratamento clínico e cirúrgico adequados às suas necessidades.

 

Causas:

 

Uma das principais causas de PC é a hipóxia, situação em que, por algum motivo relacionado ao parto, tanto referentes à mãe quanto ao feto, ocorre falta de oxigenação no cérebro, resultando em uma lesão cerebral.

 

Além da falta de oxigenação, existem outras complicações, menos recorrentes, que podem provocar a PC. Entre elas estão: anormalidades da placenta ou do cordão umbilical, infecções, diabetes, hipertensão (eclampsia), desnutrição, uso de drogas e álcool durante a gestação, traumas no momento do parto, hemorragia, hipoglicemia do feto, problemas genéticos, prematuridade.

 

Existem 5 tipos de paralisia cerebral que podem ser classificadas como:

 

Paralisia cerebral espástica: É o tipo mais comum afetando quase 90% dos casos, sendo caracterizada por reflexos de estiramento exagerados e dificuldade em realizar movimentos devido a rigidez muscular;

Paralisia cerebral atetóide: Caracterizada por afetar o movimento e a coordenação motora;

Paralisia cerebral atáxica: Caracterizada por tremor intencional e dificuldade em caminhar;

Paralisia cerebral hipotônica: Caracterizada por articulações frouxas e músculos enfraquecidos;

Paralisia cerebral discinética: Caracterizada por movimentos involuntários.