2020 é ano de eleição. E a pauta da pessoa com deficiência estará em evidência. Seja por termos pessoas com deficiência em busca de um espaço ou por termos candidatos sem deficiência que levantam nossa bandeira.

Mas, assim como existe quem realmente luta por nossos direitos, existem alguns que usam nossa causa para conquistar votos e se promover. Mas, como identificar quem realmente leva a inclusão a sério e quem está “surfando” na nossa onda? Para tentar ajudar nesse filtro, listamos alguns pontos importantes para identificar esses candidatos.

Além disso, é fundamental que esse candidato seja anticapacitista, ou seja, que lute contra todas as formas de capacitismo que impedem a inclusão das pessoas com deficiência.

1 – Pesquise seu histórico: Se ele não for pessoa com Deficiência, busque por ações que ele já fez pela causa, desde uma calçada acessível até a participação/apoio a projetos de Inclusão;

2 – Analise os projetos: Não basta ser pessoa com deficiência ou lutar pela causa, é preciso ter ideias coerentes e metas atingíveis. Não adianta prometer que vai eliminar todas as barreiras, mas sequer sabe identificá-las.

3 – Ser pessoa com Deficiência não basta: Muitos usam sua deficiência para conquistar eleitores, mas só isso não é suficiente, pesquise sobre sua atuação na comunidade, viabilidade de projetos e conhecimento da causa.

4 – Não vote em capacitistas: Quem vende exemplo de superação, heroísmo ou coitadismo para conquistar votos, com certeza não vai te representar da melhor forma. Além disso, é dever de políticos e candidatos combaterem esse tipo de discurso.

Pessoas com Deficiência na Política: Clique aqui e responda a pesquisa

5 – Seu conteúdo é acessível: Verifique como ele aborda a temática tanto nas suas redes, se estiver buscando a reeleição, ou nos seus materiais de campanha se for a primeira vez. Descrição das imagens, uso correto da terminologia, legenda e Libras nos vídeos são bons indicativos que ele leva a inclusão a sério.

6 – Questione sobre políticas públicas: Pergunte a opinião dele sobre a Lei Brasileira de Inclusão e outras políticas públicas que contemplam as pessoas com deficiência. A partir das respostas e opiniões você poderá saber se ele realmente conhece e se está preparado para te representar.

7 – Cuidado com o senso comum: Falar que apoia a inclusão, que tem amigos com deficiência, que conhece as nossas necessidades é fácil. O diferencial estará nas propostas, atitudes e histórico de trabalho. Pesquise antes de votar.

8 – Pesquise o histórico do partido: Mesmo a pessoa tendo boas intenções, propostas e iniciativa, pesquise o partido, pois muitos ainda não tem espaços de inclusão e não fomentam isso internamente, e isso pode, atrapalhar o trabalho do candidato e o resultado das propostas.