A tecnologia é uma grande aliada para nós pessoas com deficiência, e quando falamos em tecnologia assistiva é impossível não falarmos em automação residencial e automação em geral.

 


De início, você sabe o que é automação? Fugindo totalmente das questões técnicas ( se vocês quiserem cabe um post só sobre a questão mais técnica,) voltando, automação residencial e automação de modo geral, basicamente são funções que seus dispositivos conseguem executar de modo automático, ou seja sem intervenção do usuário, como por exemplo, você configurar para assim que você chegar em casa acende as luzes de casa ( ou de determinado cômodo ) sem necessidade de você acendê-la.


Tendo dito isso, conversando com vários amigos principalmente amigos cadeirantes nota-se a real acessibilidade traga por essas tecnologias, aqui estou citando a Alexa da Amazon pois além de ser a mais popular entre os usuários devido seu preço acessível é ao meu ver também a mais completa, (minha opinião apenas ) mas existem várias outras como a Siri da Apple o Google Home e por aí vai.


Ah só para esclarecer esses dispositivos os quais estou falando se chamam assistentes virtuais, e convenhamos que só pelo termo “ assistentes virtuais ” muita coisa já fica clara né?

COMANDOS


Bem, tendo dito isso, vamos voltar ao tópico aqui, imagina comigo você simplesmente usar um comando de voz do tipo “ Alexa ligue a cafeteira ” e em um passe de mágica a cafeteira passa a trabalhar,

Ok, você deve estar se perguntando “ é só eu comprar essa tal de Alexa e usar? ” Eu lhe respondo que não meu pequeno gafanhoto, para as assistentes virtuais se integrarem com a sua casa os outros dispositivos da casa precisam também ser inteligentes, ( dispositivo inteligente é justamente o termo dado a esses dispositivos que “ conversam ” com as assistentes ) e esses dispositivos vão dês de geladeiras a aspiradores de pó, assunto também para outro momento.


Aah então é caro ter essas tecnologias em casa você deve estar pensando,
Eu te digo que existem possibilidades “ mais em conta ” como por exemplos tomadas inteligentes, sim meus queridos existem tomadas que conversam com a sua assistente, nesse caso você conecta sua tomada na sua assistente e liga seu dispositivo de interesse na tomada seja televisor cafeteiras ou quais quer outros.

Essas tecnologias são muito interessantes pois tratando-se de acessibilidade elas nos permitem criar rotinas, ( rotinas como o nome diz são literalmente rotinas ) nessas rotinas você configura os horários da sua preferência junto das funções da sua preferência e a assistente passa a repetir essa rotina automaticamente, exemplo:

se você chega do trabalho as 16 horas você pode configurar sua assistente para todos os dias as 16 horas ligar a cafeteira tocar seu podcast preferido e ajustar o clima do ar condicionado e então sempre que você chegar em casa ouvira seu podcast sentira o cheirinho de café pronto e o ambiente estará climatizado, incrível né?

Pode parecer luxo, mas o fato de você não precisar levantar da cadeira para abrir a porta para a visita ´por exemplo é algo incrível, e sim você pode abrir a porta através de comandos de voz junto a uma fechadura eletrônica conectada a sua assistente virtual.

Acho que já ficou bem claro o potencial das assistentes virtuais e seus dispositivos quando o assunto é acessibilidade residencial, e as possibilidades são infinitas, aqui falamos rapidamente usando-as em casa, porem podemos usa-las no trabalho na escola ou onde você achar necessário, claro que existe uma estrutura a ser montada para que ela funcione de modo completo.