As tecnologias que fazem nossas casas “inteligentes” chegaram para ficar, e elas não somente trazem entretenimento e diversão, mas facilidade e praticidade, principalmente quando se trata de pessoa com deficiência e idosos. Esses aparelhos que no passado pareciam pertencer somente ao mundo dos Jetsons agora estão ao alcance de muitos. O aumento da demanda aumenta também a importação desses produtos para o Brasil, e os preços vão se tornando cada vez mais acessíveis.

Os principais aparelhos na busca pela inteligência e acessibilidade de uma casa são, sem dúvida, os assistentes eletrônicos Echo da Amazon e o Google Home da Google. Seja qual for que você opte, ambos possuem a capacidade de responder por controle de voz, controlando luzes, termostatos, sons ambientes, fechadura da porta, eletrodomésticos da cozinha e muito mais. Entretanto, para que seja possível sincronizar e automatizar sua casa facilitando a vida de seus moradores, será necessário também instalar as lâmpadas, interruptores, cortinas, eletrodomésticos, termostatos e fechaduras inteligentes.

Com lâmpadas inteligentes será possível não somente controla-las por voz, evitando que o idoso ou pessoa com deficiência se desloque constantemente, mas será possível também controlar a intensidade e cores das luzes. Um dos principais motivos pelos quais os idosos tem problemas para dormir é a diminuição da exposição à luz (devido tanto à modificação da retina dos olhos devido à idade e ao sedentarismo), o que dificulta o regulamento de seus relógios biológicos, causando problemas com o sono. A instalação de lâmpadas e cortinas inteligentes as quais possibilitam o ajuste da quantidade e intensidade de luz ajuda a combater esse problema.

O controle de fechaduras por voz ou por aplicativo do celular facilita a vida de todo mundo. Permite que, por exemplo, filhos e cuidadores de pessoas mais idosas possam controlar, à distância, a segurança de seus entes queridos, assim como também permite que pessoas com deficiência  tranquem suas portas com um mero clique no celular .

A regulação da temperatura ambiente também é elemento essencial para uma qualidade de vida, principalmente quando se mora em lugares com temperaturas extremas. A dificuldade da mobilidade e a fragilidade de idosos e pessoas com deficiência acabam sendo enfatizadas em climas muito quentes ou muito frios, por isso o equilíbrio térmico de suas casas é de altíssima importância, fazendo com que um termostato eficiente e de fácil controle seja uma vantagem diferencial.

Tendo em vista que, cumulativamente, o investimento em uma casa inteligente e completamente automatizada é alto, o ideal é começar pelos essenciais: assistentes eletrônicos, lâmpadas, fechadura e termostato ou ar condicionado (dependendo da região que você more). Provadas as vantagens desses aparelhos, depois poderão ser introduzidos os demais “menos essenciais”.