O congresso, que acontece de forma virtual, já tem confirmado a participação de 17 países. O objetivo é fomentar e divulgar o parakarate, modalidade criada para promover a inclusão de pessoas com deficiências no universo das artes marciais.

 

O coordenador geral do Departamento da Pessoa com Deficiência (PCD), da Federação Paulista de Karatê (FPK), Oscar Garcia Braga Neto, é quem idealizou e conseguiu atrair para a organização do evento paratletas, professores, árbitros e classificadores, membros da Federação Mundial de Karatê (em inglês World Karate Federation).

 

A FPK foi a primeira federação do Brasil a criar um departamento voltado para a promoção do paradesporto, em 2019, por decisão do atual presidente, José Carlos de Oliveira (Zeca).

 

O deputado Altair Moraes, do Republicanos, é um dos apoiadores do evento. “Eu tenho um respeito muito grande pelo esporte, em especial pelo karatê, modalidade na qual dediquei muitos anos da minha vida. Sei do poder que as artes marciais têm de mudar realidades e pessoas. Permitir o acesso das pessoas com deficiência e fazer isso com seriedade e compromisso, se torna um dever de todos que compreendem a qualidade de vida que ganhamos com a prática das artes marciais”, destacou.

 

Altair Moraes é decacampeão de Karatê do Campeonato Norte-Nordeste e já integrou a Seleção Brasileira de Karatê. Atualmente, é o presidente da Comissão de Assuntos Desportivos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

A programação conta com nomes importantes do karatê de diversos países: Antonio Pedro, da Espanha, Marco de Asti, da Itália, Silvia Duarte, de Portugal, Flávio Vicente, do Brasil, Andrés Sarmiento, do Chile, Eduardo Frias, do Panama e Mike Huracán, do México.

 

Participam do congresso: Brasil, Argentina, Arábia Saudita, Chile, Cuba, Eslováquia, Equador, Espanha, índia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Portugal, Romênia, Suécia e Venezuela.

 

O congresso será transmitido, no domingo (21/3), às 9h, pelo canal no youtube: