#pratodosverem: Imagem retangular na cor preta representando uma estrada asfáltica. Nela há um riscado de giz com duas flechas, uma para a esquerda e uma para a direita, a da esquerda tem a escrita também em giz “incluir” e da direita “integrar”. Abaixo dela está partes de dois pés calçando um tênis preto e sobre está Deficiência em Foco. Foto: Internet/Reprodução.

 

Nunca se falou tanto em inclusão. Isso é ótimo. Mas ao mesmo tempo isso nunca foi tão superficial.

Inclusão não é só palavras bonitas, textos na rede social, simplesmente porque temos uma rampa na porta ou um corrimão no banheiro.

Inclusão é sentir. É dar espaço e voz para que as pessoas que vivem aquela situação se posicionarem, construírem e, também destruírem, se isso for necessário.

Inclusão é ouvir, mas também é agir. É pensar e fazer o que for necessário para que a pessoa esteja plenamente dentro dos processos de forma feliz e, principalmente, útil.

Quando me perguntam a diferença entre incluir e integrar costumo dizer que elas são duas vias da mesma estrada. Ainda estamos muito mais inclinados a integrar, pois basta olhar nos shoppings, por exemplo, “mesa reservada para PCD” (que expressão horrenda, aliás!), esta não é uma ação inclusiva, ela é integrativa, pois incluir é, eu poder escolher o lugar que eu queira sentar, e não ser direcionado a um.

Demarcar um lugar é uma ação importante? Sim! É parte do caminho para incluir. O mesmo vale para as organizações por isso, não adianta empilhar pessoas com deficiência nas empresas, não adianta criar mecanismo de atração, oportunidades “exclusivas” se o ambiente não está preparado, isso também vale para as pessoas.

Você até pode fazer tudo isso, mas precisa ter consciência de que não está incluindo e sim integrando. E na estrada bifurcada da inclusão x integração, escolher a integração é escolher o caminho mais fácil, é ser capacitista e negar que ele existe, é ser responsável por uma má experiência para pessoas que sobrevivem diariamente a diversas más experiências.

Existem dois caminhos! E a escolha é sua.