Caso você queira adaptar seu estabelecimento para receber cadeirantes, siga estas regras:
  • desníveis – É muito comum o desnível entre o passeio e a entrada do estabelecimento, com a existência de um ou mais degraus. Os degraus dificultam, e até tornam impossível, o acesso de cadeiras de rodas, carrinhos de bebê, pessoas idosas ou com mobilidade reduzida. desnível máximo permitido: 1,5cm, pois de modo geral, uma pessoa em cadeira de rodas consegue ultrapassá-lo. Desníveis maiores são resolvidos por rampa ou aparelho eletromecânico. Capachos embutidos, nivelados com o piso ou com um ressalto máximo de 0,5cm (meio centímetro), com as bordas firmemente fixadas e de pelo curto evitam acidentes e tropeços.
  • jardins – Para tornar seu jardim acessível, evite pisos irregulares como pedriscos e paralelepípedos que dificultam o deslocamento das cadeiras. Grelhas devem ser instaladas no sentido transversal ao maior fluxo, niveladas com o piso e com vãos de no máximo 1,5cm.
  • rampas – As rampas devem ter no máximo 6% de inclinação, ou seja, para vencer uma altura de 85cm (cerca de 5 degraus) são necessários 14m de rampa (para uma escada esta distância É de 1.20cm). Utilize a fórmula
    c (comprimento) = altura a vencer X 16,7
  • maçanetas – Evite as do tipo “bola”. Prefira a de alavanca.
  • circulação – Uma cadeira de rodas necessita de 1.50m de raio para dar um giro completo, 1.20 de raio para um giro de 90o e uma área de 1,50X1,20 para um giro de 180o.
  • área de aproximação – Um cadeirante necessita de um espaço de 60cm ao lado da porta para poder abrí-la.


Sanitários:


  • cabines – O espaço do banheiro tem que permitir que a cadeira chegue até a cabine e se coloque de frente para o vaso sanitário.
  • portas – As portas dos banheiros, assim como todas as outras, necessitam de um vão livre mínimo de 80cm de largura, maçanetas do tipo alavanca e com abertura para fora. A instalação de uma barra horizontal na face interna das portas dos banheiros facilita o seu fechamento pelas pessoas em cadeira de rodas.
  • vaso sanitário – Para utilizar o vaso sanitário, a pessoa em cadeira de rodas precisa da reserva de uma área de transferência, que pode ser lateral ou frontal ao vaso, com 80cm de largura por 1,10m de comprimento. Para permitir a transferência lateral para o vaso sanitário e ter o lavatório instalado no mesmo ambiente, que é o ideal, é necessário que o banheiro possua as dimensões mínimas de 1,50m x 1,70m, devendo o vaso ser instalado na parede menor. Isso possibilita o giro completo da cadeira sem bater nas peças. É comum a construção de um platô na base do vaso para permitir a transferência da cadeira para o vaso.
  • barras – Devem ser instaladas barras horizontais para apoio e transferência, fixadas em um dos lados e atrás do vaso sanitário. O outro lado fica livre para permitir a aproximação e a transferência.
  • pia – As pias suspensas, sem colunas ou gabinetes, devem ser fixadas a uma altura de 80cm do piso, com altura livre (embaixo) de 70cm, para permitir a aproximação da cadeira de rodas.
  • sifão – O sifão e a tubulação ficarão situados a 25cm da face externa frontal da pia, com dispositivo de proteção.
  • espelhos – O espelho com inclinação permite que uma pessoa sentada em cadeira de rodas possa se ver.


Hotéis/Pousadas

Acessibilidade (rampas) e quartos com banheiros adaptados (pia, vaso e box).
Desejável, mas não obrigatório:
  • Funcionários treinados para retirar a cadeira do porta malas e montá-la.
  • Mesa (baixa) para atendimento/preenchimento de documentos (recepção).
  • Cadeira higiênica com rodas grandes que pois evitam que o cadeirante tenha que levar a sua ao banheiro.
  • Piscina e sauna (se houve) do hotel com rampas e chuveiros aptos a receber portadores de qualquer necessidade especial. Cadeira de elevação para subir e descer o cadeirante da piscina.



Arquivos para baixar, em pdf: 

Manual de Acessibilidade aos prédios residenciais do Rio de Janeiro
Fonte: IBAM – Instituto Brasileiro de Administração Municipal 

Regras de Acessibilidade ao meio físico para o deficiente
Fonte: IBDD – Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa com Deficiência 

Como os estabelecimentos devem se adaptar
Fonte: Cozinha Profissional 

Diretrizes do desenho universal na habitação de interesse social no Estado de São Paulo
Fonte: CDHU – Superintendência de Comunicação Social 



fonte e postado www.aquipode.com