Ser dependente de uma cadeira de rodas faz com que as pessoas se sintam impotentes e cheias de limitações, principalmente nas grandes cidades onde as prioridades de pessoas normais, acabam vindas sempre em primeiro plano, como o ato mais simples de atravessar uma avenida ou uma rua. Imagina o tamanho da dificuldade de encontrar um imóvel onde um portador de deficiência, como por exemplo, um cadeirante possa transitar tranquilamente com a sua cadeira sem precisar da ajuda de terceiros. Essa é uma realidade que só está sendo presente em nossa vida por intermédio da apresentação da novela “Viver a Vida” que é transmitida pela emissora de televisão Rede Globo, onde a personagem principal se tornou cadeirante e passou a mostrar as dificuldades encontradas na rotina daqueles que precisam viver a vida, mesmo que seja em uma cadeira de rodas. O descaso das autoridades e da população é tão grande que chega ser ridículo. Coisas simples que não custa nada fazer, como uma rampa para que a cadeira possa subir e descer de uma calçada.
Cadeira


Cômodos da Casa

Os cômodos devem ser amplos para que haja fácil acesso para a cadeira de rodas, e os móveis também devem ser de acordo com o espaço exigido. As portas devem respeitar os padrões para que o cadeirante possa passar tranqüilo sem se machucar. O banheiro deve ser adaptado ás necessidades, com barras para segurança na hora de sair e voltar para a cadeira permitindo dessa forma que os movimentos sejam concluídos confortavelmente sem precisar do auxilio de ninguém. Quanto menos degrau tiver na casamelhor, até na hora de sair e entrar se tiver um desnível mesmo que bem pequeno pode ser de grande risco causando a queda e dificultando a passagem do cadeirante. Todos os móveis devem ser adaptados de acordo com as necessidades, tanto na altura quanto no designer para facilitar e dar mais segurança as pessoas, mas nunca esquecendo que mesmo sendo adaptados eles devem ser modernos acompanhando as tendências de estilos e cores sem perder a sofisticação.
Banheiros

Dificuldades na Hora de Encontrar o Imóvel

Não é fácil encontrar um imóvel preparado para receber esse tipo de pessoa, geralmente os imóveis a venda são decorados de acordo com o padrão normal, e não são muito encontrados móveis que sejam adaptados á pessoas com algum tipo de deficiência física, a maioria tem que mandar fazer sob medida e as barras e adaptadores que deveriam ter em qualquer ferragem ou loja de decoração para ambientes torna-se quase impossível encontrar e dessa forma acaba encarecendo muito o imóvel adaptado para cadeirantes que deixa de ser vendido com facilidade. Por tudo isso não é comum encontrar esse tipo de imóvel a venda. Para quem precisa desse de um imóvel assim, tem que mandar construir conforme o padrão necessário á deficiência.
Fonte: http://imoveis.culturamix.com/