Desenho universal, Casa acessível, Casa Adaptada…
Esse modo de projetar virou lei e esta ajudando a criar espaços e produtos usáveis ​​por todos. Banheiros para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida, rampas, plataformas, elevadores acessíveis, pisos táteis, inclusiva sinalização, barras de apoio …

O conceitode desenho universal surgiu nos Estados Unidos e é alicerçado pelos princípios; igualitário, adaptável, óbvio, conhecido, seguro, sem esforço e abrangente.

O Brasil tem cerca de 15 normas técnicas que padronizam como devem ser desenvolvidos os projetos de acessibilidade urbana, transportes e prédios de uso público, entretanto, pouco e feito.

Graças a manifestações da sociedadee leis específicas, o olhar sobre as diferenças humanas esta mudando. Pouco a pouco, novos conceitos e condutas são incorporados pela sociedade.

O desenhouniversal prega soluções simples e holísticas, que atendem uma abrangente tipologia humana, sem tecnologias sofisticadas e a custos acessíveis -. Uma construção adaptável e/ou casa adaptada, sai no máximo 1% mais caro que um projeto comum.
Tecnologias de automação, derrubam barreiras e facilitam a vida de todos os cidadãos. Um complicador é que, apesar da obrigatoriedade dos crp de uso público, uma adequação de imóveis existentes, pode ser prejudicada por conta de questões estruturais, econômicas, de espaço físico, legais (prédios tombados pelo patrimônio histórico).

Um projeto universal inclui produtos acessíveis para todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais, idade ou habilidades.

A prefeiturade São Paulo foi uma das pioneiras a promover a inclusão acessibilidade,  criação da secretaria especial da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida (seped), oficializada em 2007 pela lei municipal 14.659. 
Uma das primeiras iniciativas da secretariafoi incentivar a construção de espaços de moradia acessíveis a todos, lançando parceria com o Instituto Brasil Acessível criando os selos de certificação de habitação universal casa adaptada e habitação visitável.


 
Fonte:  Http://marjoriekaroline.blogspot.com.br/