Traje robótico da Ekso Bionic visa oferecer certa independência para aqueles que perderam o movimento das pernas

Ekso Bionic Exoesqueleto (2)

O cinema de ficção científica já abordou diversas vezes o tema do homem biônico, que seria metade máquina, metade humano. Até mesmo blockbusters como Robocop, que está sendo refilmado agora pelo diretor de Tropa de Elite, José Padilha, criou um homem que usa uma estrutura mecânica para poder recuperar seus movimentos e voltar à vida.

E uma invenção da startup americana Ekso Bionic mostra que esse futuro não está tão distante. Ela criou um traje que faz com que pessoas paraplégicas possam se manter em pé, andar e ter certa independência, e, assim, não ficarem presas à cadeira de rodas.

O traje metálico é como um robô para ser “vestido”. Feita de alumínio e titânio, funciona com uma bateria, que pesa cerca de 25 quilos. Os criadores garantem que é possível um usuário passar da cadeira de rodas para a “roupa” em 5 minutos, já que o design do produto é feito para tornar simples a entrada e saída dos membros. Depois, com a ajuda de muletas, ele pode se mover sozinho.

Por enquanto, o Ekso Bionic Suit foi lançado para ser usado em hospitais e centros de apoio médico, com supervisão, mas a ideia é que passe a ter uso doméstico já no próximo ano.