Muitos cadeirantes sofrem com as terríveis infecções urinarias, algumas se dão pelo fato de ficar muito tempo sentados decorrendo o surgimento de fungos ou bactérias.
Mas a maioria das pessoas que sofreram alguma lesão medular, pelo fato de necessitar de sondas para fazer o processo de esvaziamento da bexiga, acabam adquirindo com maior facilidade a infecção…
O cérebro e os nervos provenientes da medula espinhal são responsáveis pelo mecanismo coordenado entre a bexiga e o esfíncter uretral o que possibilita um controle eficaz da urina através do sistema urinário. Um traumatismo de coluna com lesão medular pode comprometer essa comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixará de ser automática. Por esse motivo, a maioria dos pacientes com lesão medular não possui controle urinário normal.
A infecção ocorre quando surgem corpos estranho, como por exemplo pedras nos rins (cálculos), introdução de objetos na uretra como sonda.
Leia também:
PROGRAMA COLOPLAST ATIVA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA
BEBER BASTANTE ÁGUA RESOLVE ATÉ 70% DOS CASOS DE INFECÇÃO URINÁRIA
As grandes partes das infecções urinárias são ocasionadas por vírus ou bactérias, fungos e demais micro organismos
Alguns dos principais sintomas da infecção urinária são:
-Ardência
-filamentos de muco
-urina com mau cheiro e cor opaca
-dor e urgência para urinar
-dificuldade para urinar e pouca quantidade
Conselho para amenizar a infecção urinaria:
-Beber muitos líquidos.
-Ao 1º sinal de infecção urinária comece a beber muita água. Deve beber nas primeiras 24 horas o máximo de água que puder, pelo menos 8 a 10 copos dia (no caso de incontinência urinária não o deve fazer).
-Urine bastante.
-Sempre que tiver vontade de urinar faça-o. Tentar segurar a urina é o pior que pode fazer.
-Tome um banho de água quente.
-Nos casos de dores abdominais use compressas quentes ou uma botija, pois além de aliviar facilita a circulação sanguínea.
-Use roupa interior de algodão.
-Nos homens é preferível usar boxers em vez dos slipes.
-Não beba álcool.
-Lave-se muito bem após ter relações sexuais.
-Utilize Sempre um preservativo
-Não reutilize a sonda
– Use cateter hidrofílico de preferência
SENSACIONAIS DICAS BÔNUS:
– Lavagem com soro em todos os cat’s (cateterismo) intravesical, lavando com a própria sonda o interior da bexiga, assim que os sintomas de infecção aparecerem.
– Suco de Cranberry (caríssimo) ou pílulas (barato) que são milagrosas pois eliminam drasticamente a chance de infecções!!
– Botox, cirurgia feita com pequenas injeções de Botox no interior da bexiga (Feita também pelo SARAH)
Depois disso tudo garanto, sua vida muda, e adeus às fraldas!!
QUAIS OS REMÉDIOS QUE USO PARA INCONTINÊNCIA
Bom muitos me perguntam, para a infecção, como falamos acima, o melhor é prevenir sempre, se mesmo assim persistirem os sintomas, só um exame de cultura de urina e um médico que lhe receitará um antibiótico resolve, o que pra mim é o último caso. Mas e para incontinência (que é a perda involuntária) ?
Nesse caso como também citei acima indico o botox (toxina botulínica), cirurgia simples (já estou na 4ª) com aplicações na parede muscular da bexiga, minha vida muda drasticamente toda vez que faço (infelizmente dura cerca de 6 meses apenas).
Além disso uso a Oxibutinina intravesical (coloco na própria sonda após o cateterismo) e a pouco tempo descobri o vesicare e o myrbetric, esse último com poucos efeitos colaterais, um preço salgado de 190,00, mas que vale muito a pena para quem quer se livrar de vez das fraldas.
Referências:
SARAH
http://webleones.home.sapo.pt/infeccoes.html
http://www.unimes.br
Google images
LEIA TAMBÉM:UMA CASA ADAPTADA PARA NECESSIDADES DE LOCOMOÇÃO COLOPLAST LANÇA LOJA ON-LINE COM PRODUTOS PARA CONTINÊNCIA URINÁRIA, ESTOMIA E SOLUÇÕES PARA FERIDAS
PROGRAMA COLOPLAST ATIVA E INCONTINÊNCIA URINÁRIA
BEXIGA HIPERATIVA E A APLICAÇÃO DE BOTOX
3 SUPER DICAS PARA A SAÚDE DA SUA BEXIGA
JÁ SOU CONHEÇO O SPEEDICATH, QUERO DESCONTO DE 20%