VÍDEO MOSTRA CHRIS NORTON, DE 23 ANOS, RECEBENDO O DIPLOMA DE PÉ APÓS QUATRO ANOS DE TRATAMENTO. MÉDICOS DISSERAM QUE ELE TINHA 3% DE CHANCES DE RECUPERAR OS MOVIMENTOS PERDIDOS APÓS SOFRER UMA LESÃO EM UM JOGO DE FUTEBOL

Chris Norton estava em seu primeiro ano de faculdade, em Iowa (EUA), quando sofreu uma grave lesão jogando futebol que o deixou sem movimentos do pescoço para baixo. Naquela época, parecia improvavél que ele se recuperaria – ao menos no curto e médio prazo. Ainda assim, ele estabeleceu uma meta: pegar o diploma andando. Eis que no último domingo (25/05) ele emocionou a todos presentes ao conseguir a façanha.

cris norton

CHRIS NORTON REALIZADA SUA CAMINHADA NA COLAÇÃO (FOTO: REPRODUÇÃO YOUTUBE)

O resultado foi fruto de mais de quatro anos de terapia intensiva – conciliadas com os estudos universitários – e do apoio de sua noiva, Emily Summers. “Minha andada na colação era equivalente para mim a jogar um jogo em um evento olímpico”, disse o jovem de 23 anos ao NBC News. “Meu foco total era conseguir realizar os melhores passos que poderia, sem pensar ou se preocupar em quem estava me vendo ou com qualquer outra coisa”. Norton fraturou parte de sua medula em 2010 durante um jogo de futebol no Luther, instituição localizada ao nordeste de Iowa.

Os médicos diziam que ele tinha apenas 3% de chance de recuperar os movimentos abaixo do pescoço, mas ele superou as expectativas. Foi conseguindo, aos poucos, recuperar alguns movimentos de seu corpo. Paralelamente, percebeu que realizar esse tratamento custava muito caro e abriu uma fundação  para arrecadar dinheiro para pessoas que não tem condições de pagar.

A ideia é ajudar a doar equipamentos como uma bicicleta de exercícios (US$ 25 mil), ou um sistema de reabilitação para mão (US$ 15 mil), segundo o site da fundação.  Com a instituição, Norton também queria, segundo a NBC News, inspirar aqueles que estavam passando e tendo que enfrentar a mesma terapia “extenuante” que ele.

cris norton2

EM SEU TWITTER, CHRIS NORTON PUBLICA MENSAGEM DE AGRADECIMENTO À NAMORADA – QUE VIROU SUA NOIVA (FOTO: REPRODUÇÃO TWITTER)

Em sua batalha para dar os primeiros passos na colação, ele conseguiu terminar um semestre antes dos colegas, para que pudesse se dedicar até seis horas por dia no tratamento.

No domingo, ele andou pelo palco para receber seu diploma – com a ajuda de sua noiva. Ele a pediu em casamento no dia anterior. Em seu Twitter, ele publicou o vídeo em que mostra os seus “passos” na formatura. “Minha caminhada na colação! Eu sou tão abençoado por ter fé, família e amigos. Sem eles não conseguiria chegar até aqui”. É possível ver seu semblante emocionado e, apesar da natural tremedeira de suas mãos, o esforço acaba compensando. “Muitas pessoas , inclusive eu, tinha medo que fracassasse.

O fracasso é algo humano. Mas, se você faz tudo em seu poder para realizar seus sonhos, no final do dia, você pode ser sentir orgulhoso e feliz vendo quão longe chegou”, disse Norton a NBC.

Fonte: Época Negócios e http://scicanfoundation.com/