Só quem é cadeirante sabe a dificuldade que é se pesar, quem é tetra como eu, vai avaliando de acordo com a pança, sem abdomen, só tende a crescer, para me pesar realmente só na balança do Sarah com a cadeira de rodas e depois é só fazer a diferença (diminui-se o peso total pelo da cadeira de rodas), mas isso de 6 em 6 meses nas revisões, paralelo a isso sempre tiro minhas medidas e anoto numa tabela do excel, e é nesse princípio que o aplicativo desenvolvido por um cadeirante se baseia, conheça o CHILO APP:

 

 OBJETIVO

Auxiliar as pessoas que não conseguem se deslocar até uma balança: esse foi o ponto de partida para a criação de um aplicativo que mede massa corporal sem ser necessário se pesar, idealizado por Rodrigo Vertulo, estudante de Engenharia Eletrônica, e Victor Vieira, estudante de Engenharia de Computação, ambos do Centro Universitário Fundação Santo André.
Os dois alunos desenvolveram o ChiloApp, um aplicativo para sistemas Android e iOS, cuja proposta inovadora é a de permitir que seus usuários obtenham uma estimativa de suas massas corporais (peso) utilizando-se apenas de uma fita métrica e seus dispositivos móveis – Tablets ou Celulares, dispensando o uso de balanças tradicionais.
 chilo app pesar cadeirante (3)
 

“ChiloApp é um aplicativo cuja aplicabilidade não se restringe apenas àqueles que desejam realizar um controle mais frequente do peso, mas é de especial interesse às pessoas que são impossibilitadas de utilizarem balanças tradicionais, por conta de dificuldades físicas, como cadeirantes e pessoas acamadas”, relata Rodrigo, que, por ser cadeirante, teve como motivação para criar o aplicativo seu próprio histórico de tentativas de pesagem.

 

Como funciona

O usuário mede seu tríceps, abdômen e panturrilha. Preenche as medidas no campo indicado e o aplicativo apresenta o peso atual.
 
Baseado em estudos acadêmicos da área nutricional encontrados na literatura científica, seu princípio de funcionamento é fundamentado no fato de que existe uma relação entre as medidas e proporções de algumas partes do corpo humano com a massa corporal de cada indivíduo.
 

“Com constantes pesagens, o aplicativo vai gerando um gráfico, que permite ao usuário saber se engordou, emagreceu ou se está mantendo o peso. Além de pessoas com mobilidade reduzida, o aplicativo pode auxiliar também aqueles que estão fazendo dieta ou controle de peso, mas não têm uma balança por perto”, relata Victor.

 


Para baixar o aplicativo e conhecer mais, acesse chiloapp.com e escolha seu dispositivo.
Referências:
Vida Mais Livre
http://hpage.com.br/apps/chiloapp/br/