Este aplicativo para iPhone, iPad e iPode Touch foi desenvolvido por Frank Jenson, sob a consulta de um terapeuta ocupacional, para ajudar sua filha melhorar suas habilidades motoras finas.

Dexteria é um aplicativo que abrange três áreas de habilidades motoras finas: tocar/bater, beliscar e escrita. O aplicativo é projetado para permitir o desenvolvimento de habilidades motoras pelo sujeito e a avaliação progressiva das competências motoras pelo terapeuta.

A primeira fase do aplicativo, chamada de “toque nele”,  requer movimentos dos dedos e da mão. Inicialmente, o usuário tem de colocar a ponta dos dedos na tela, uma vez que o aplicativo percebe onde seus dedos estão, calibra a posição dos dedos na tela.

Em seguida, o sujeito coloca seu dedo polegar no local indicado enquanto os seus dedos devem tocar os pontos corretos coloridos à medida que eles aparecem em diversas áreas da tela, o que requer atenção de diferentes graus de flexão dos dedos. Os pontos mudam de lugar e aumento na velocidade ajudam a desenvolver a destreza dos dedos.

dext

O resultado de cada nível alcançado é gravado ao lado da data e do tempo necessário para concluir a tarefa, essas informações ficam na seção de relatório onde pode-se averiguar o progresso motor do usuário.

A segunda fase do aplicativo vai ajudar a desenvolver a preensão entre polegar e indicador. Nesta etapa, uma série de caranguejos aparecem e o objetivo é que usuário pela preensão faça-os desaparecer. Para aumentar o nível de dificuldade os caranguejos movem-se na tela em um nível posterior, mas o objetivo a ser alcançado continua o mesmo, fazer os caranguejos desaparecerem.

O tempo gasto e cada nível alcançado também gravado ao lado da data na seção de progresso.

dexteria

A terceira fase é chamada de “escrever” e foi desenvolvida para melhorar controle do dedo e o seqüenciamento envolvido nos movimentos de mão necessários para escrever. São apresentadas na tela letras minúsculas de a até z em com pontos dentro da letra que devem se conectar indicando o caminho para a formação letra desejada.

Tudo nesta etapa também é cronometrado, assim sabe-se quanto tempo leva para percorrer cada uma das letras minúsculas.

Esse aplicativo tem um custo de custo de US $ 3,99, e é oferecida de forma gratuita a atualização. Além disso, pode-se entrar em contato com o desenvolvedor para dar sugestões e ideias.

Fantástico, não???????

Para os curiosos que querem conhecer melhor o app, assistam o vídeo abaixo:

Fonte: Dexteria: aplicativo da Apple desenvolvido com auxílio de T.O ajuda na reabilitação motora | Reab.me