Brasileiro da classe T11 saltou 6,52m em sua última tentativa e levou o país ao topo do pódio pela primeira vez

No salto em distância, Ricardo Costa dá primeiro ouro ao Brasil

Ricardo Costa comemora o ouro com a medalha brasileira (Foto: Getty Images/Matthew Stockman)

Foi no último salto. Com a marca de 6,52m, obtida em sua última tentativa, Ricardo Costa tornou-se o primeiro brasileiro campeão Paralímpico nos Jogos Rio 2016. A conquista do ouro no salto em distância da classe T11 foi muito comemorada pelo público que assistiu à competição no Estádio Olímpico.

“Eu transformei a minha deficiência no meu maior inimigo, que vai me acompanhar por tempo indeterminado. Nunca pus uma dificuldade na minha visão”, disse o brasileiro.

Ricardo, de 34 anos, chegou à sua sexta e última tentativa com a prata garantida – tinha saltado 6,43m e estava atrás do americano Lex Gillette, que tinha marcado 6,44m em seu quinto salto. Mas o sul-mato-grossense, quarto colocado na prova no último Campeonato Mundial, foi muito além e alcançou 6,52m para conquistar o ouro histórico. O bronze foi para o ucraniano Ruslan Katyshev, que saltou 6,20m.

 

Esta foi a segunda medalha brasileira nos Jogos e a segunda no atletismo. Na primeira final do Rio 2016,Odair Santos ganhou a prata nos 5.000m da mesma classe.

Confira o calendário do atletismo

https://www.rio2016.com/paralimpiadas/noticias/no-salto-em-distancia-ricardo-costa-da-primeiro-ouro-ao-brasil