Abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontece nesta quarta-feira (7)Do R7
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil/JC
Com a chance de corrigir o que deu errado e ainda poder melhorar o que já deu certo, o Rio de Janeiro volta a respirar nesta semana o espírito olímpico com o início das Paralimpíadas. Entre os dias 7 e 18 de setembro, mais de 4.000 atletas competirão em 21 palcos esportivos espalhados pela Cidade Maravilhosa. Para quem não é muito antenado no assunto, o R7 preparou uma galeria com tudo o que você precisa saber sobre os Jogos Paralímpicos. Acompanhe:
Tocha Paralímpica
A tocha já está no Brasil e pertinho do Rio de Janeiro. Mas, você sabia que a tocha dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 são diferentes? Pois é. A tocha dos Jogos Paralímpicos tem relevos sinuosos e contínuos que simulam os altos e baixos de um atleta, o calçadão de Copacabana, o mar, as montanhas e o céu. Além disso, as palavras “coragem, determinação, inspiração e igualdade” estão gravadas em braile na tocha.
Movimento Paralímpico
O chamado “Movimento Paralímpico” começou na Inglaterra em 1944 como parte da reabilitação de soldados feridos na Segunda Guerra Mundial.
Significado do Termo
O termo paraolímpico significa que a competição acontece paralelamente aos Jogos Olímpicos.
Estreia do Brasil
A primeira participação brasileira nos Jogos Paraolímpicos data de 1972, na cidade de Heidelberg, na Alemanha. Foram 20 atletas na delegação, todos homens.
Primeiro Pódio
O gostinho do primeiro pódio só seria sentido quatro anos depois, em Toronto 1976. Robson Sampaio de Almeida e Luiz Carlos Costa conquistaram a prata no Lawn Bowls.
Farsa Paralímpica
Um dos maiores escândalos da história dos Jogos aconteceu em Sidney 2000. Na ocasião, descobriu-se que quase um terço dos atletas que se diziam portadores de deficiência intelectual não tinham problema algum.
Feito Histórico
Um dos grandes feitos do Brasil veio com Alan Fonteles, que surpreendeu o mundo e venceu o sul-africano Oscar Pistorius, principal nome do esporte paraolímpico, nos 200 m rasos em Londres 2012. Anos depois, Pistorius foi condenado por assassinar a sua namorada e atualmente ele está preso.
Recordista
Com 15 medalhas, 10 delas de ouro, o nadador Daniel Dias é o paratleta brasileiro com melhor desempenho em Paralimpíadas.
Clodoaldo Silva
Antes dele o maior atleta do Brasil era Clodoaldo Silva, que disputará sua última Paralimpíada em 2016. Silva já conquistou 12 medalhas e chega ao Rio para brigar pelo pódio na natação.
Gol! Gol! Gol!
No goalball, modalidade disputada por atletas com deficiências visuais, o Brasil é o atual tricampeão olímpico.
Melhor participação
Em Londres 2012 o Brasil alcançou o seu melhor desempenho com a conquista de 43 medalhas.
Potência Paralímpica
Você sabe qual foi o país que liderou o quadro de medalhas na última edição dos Jogos Paralímpicos? A China
Meta
Na Rio 2016, o objetivo da delegação brasileira é terminar entre os cinco países mais vitoriosos na Paralimpíada. Será que dá?
Fonte: rederecord.r7.com