O mês de novembro será marcado por uma série de palestras, fóruns e encontros voltados à tecnologia, comunicação, reabilitação e inclusão. De 11 a 13, o Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, abre suas portas para cinco eventos simultâneos que abordarão o universo das pessoas com deficiência, em seus vários aspectos, sob a ótica de diversos temas relacionados a inclusão: tecnologia, reabilitação, acessibilidade e informação sobre deficiência, distribuídos em eventos distintos.

Idoso usando tecnologia de reabilitação na mão esquerda; representação sobre acesso digital; uso de computador e máquina fotográfica com suporte na parte anterior da cabeça; e roda de cadeira em calçada irregular

No mesmo espaço serão realizados o 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação – Smart Cities – Cidades Inteligentes; TOM São Paulo; V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação – São Paulo pelo Direito de Expressão; Encontro Internacional de Reabilitação e a Mesa Redonda “Estudos sobre Deficiência”.

Confira o resumo dos eventos e atente sobre a programação e as inscrições de cada um.

8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação – Smart Cities (“Cidades Inteligentes”)

Resultado de imagem para 8º Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação - Smart Cities (“Cidades Inteligentes”)

O conceito de Smart Cities (“Cidades Inteligentes”), tema da discussão deste ano do 8º Encontro, leva à reflexão sobre a potencialidade dos recursos tecnológicos para aprimorar, facilitar e, principalmente, tornar mais acessíveis, os ambientes nas cidades.

Além disso, trata-se de um conceito que vai além do desenvolvimento tecnológico, objetivando um novo entendimento do ambiente urbano, mais prático, dinâmico e inclusivo tanto do ponto de vista social, quanto econômico, em que a interatividade é a grande aliada da população, com ou sem deficiência. O encontro acontece dia 11 de novembro, a partir das 9h00
http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/index.php

TOM São Paulo

Resultado de imagem para TOM São Paulo

A tecnologia é ferramenta fundamental para possibilitar às pessoas com deficiência acesso a todos os bens, produtos e serviços disponibilizados na sociedade, além de permitir ou facilitar a execução das atividades do dia a dia. Soluções inovadoras e viáveis podem levar as pessoas com limitações motoras, visuais, auditivas ou intelectuais a terem uma melhor qualidade de vida e expressarem de maneira mais ampla suas habilidades.

Nesse contexto, a Secretaria realiza pelo terceiro ano consecutivo o TOM São Paulo, iniciativa inspirada no projeto TOM Israel, realizado originalmente na cidade de  Nazaré – Israel (2014).  A cidade de São Paulo foi a primeira no Brasil a realizar o evento TOM, e a segunda cidade no mundo fora do local de origem.

Como nos anos anteriores, o TOM SP 2016 reunirá estudantes, professores e pesquisadores de colégios, escolas técnicas, faculdades, universidades e centros de pesquisa em um espaço onde poderão demonstrar suas ideias e projetos de tecnologia assistiva, voltados a todos os tipos de deficiência.

Este ano, além dos protótipos e equipamentos, será aberto espaço para a apresentação de soluções digitais acessíveis, buscando demonstrar a importância da inovação nesse setor para aprimorar a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade e em seu acesso a todos os serviços e produtos existentes.O evento acontece de 11 a 13 de novembro simultaneamente aos demais eventos. Informações: http://tom-sp.sedpcd.sp.gov.br

V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação – São Paulo pelo Direito de Expressão

Desde 2012, o Encontro Estadual de Gestores de Comunicação do Estado de São Paulo apresenta aos profissionais, estudantes e gestores públicos e privados, informações atualizadas sobre ferramentas de acessibilidade para uma comunicação inclusiva efetiva.

A edição 2016 do Encontro traz à tona um tema muito atual e pouco discutido entre os profissionais de comunicação: “Comunicação Digital na Sociedade Inclusiva”. Serão apresentadas formas de fazer com que a rede conecte cada vez mais as pessoas, derrubando as barreiras digitais, para que as informações cheguem a todos, pessoas com e sem deficiência.

Serão abordados elementos sobre comportamento nas mídias sociais, para que os conteúdos disponibilizados nas plataformas digitais respeitem as pessoas com deficiência. O evento acontece dia 11 de novembro, a partir das 9h00.
Informações e inscrições até 30 de outubro: http://egecom.sedpcd.sp.gov.br

 

Mesa Redonda “Estudos sobre Deficiência”

Desde 2013, o Memorial da Inclusão, ação da Secretaria, vem procurando incentivar, fomentar trabalhos, realizar debates e encontros entre especialistas e simpatizantes do tema a fim de agregar esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Os chamados “Disability Studies” ou “Estudos sobre Deficiência” consistem num campo de estudos que ganhou projeção mundial, tendo origem em meados da década de 1960. A proposta principal é a de que a deficiência porta dimensões essencialmente sociais e políticas. Dessa forma, as inciativas nesse campo visam gerar debates públicos que desconstroem preconceitos e retiram da deficiência a noção de “doença” e a situam na perspectiva de uma condição da diversidade humana, sem criar rótulos e identidades. O evento acontece dia 12 de novembro, a partir das 9h00. Programação e Informações:http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/index.html

Encontro Internacional de Reabilitação

Resultado de imagem para Encontro Internacional de Reabilitação 2016

O evento é realizado pela Rede de Reabilitação Lucy Montoro em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Centro de Tecnologia e Inclusão. Voltado para médicos, pesquisadores, cientistas, terapeutas e profissionais da Saúde, ligados ao tema.

A programação do Encontro conta com palestras, cursos, oficinas e workshops e irá abordar temas atuais e relevantes no campo da pesquisa em Reabilitação como Neuromodulação e Reabilitação, ENMG, Escola de Postura, Lesão Medular, Apraxia da Fala na Infância, Games, Ondas de Choque, além de Reabilitação de Oncologia e Robótica e Reabilitação.

O evento acontece de 11 a 13 de novembro. Mais informações e inscrições:http://www.redelucymontoro.org.br/encontrodereabilitacao/

SERVIÇO

ENCONTROS SIMULTÂNEOS DE 11 A 13 DE NOVEMBRO DE 2016

– VIII Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação – Smart Cities (“Cidades Inteligentes”): http://encontro.sedpcd.sp.gov.br/index.php

–  III Tom São Paulo: http://tom-sp.sedpcd.sp.gov.br

– V Encontro Estadual de Gestores de Comunicação – São Paulo pelo Direito de Expressão: http://egecom.sedpcd.sp.gov.br

– IV Mesa Redonda “Estudos sobre Deficiência”:http://www.memorialdainclusao.sp.gov.br/estudossobredeficiencia/index.html

– Encontro Internacional de Reabilitação:http://www.redelucymontoro.org.br/encontrodereabilitacao/

Fonte: Tecnologia, comunicação, reabilitação e inclusão são temas de eventos simultâneos, em novembro ~ (D)Eficiente