Gente, eu não sei vocês mas enfrento muitos problemas na hora de comprar calçados, não pelo calçado em si, e sim em razão dos meus pés.Eu nasci com os pés tortos e usei botas ortopédicas até a adolescência, as quais não melhoraram em nada. Na verdade, com o tempo meus pés se deformaram muito mais. Para vocês terem uma ideia lembro que quando chegou a moda dos tamancos de salto e meus pés eram menos deformados do que são hoje eu queria usá-los.

pes-tortos-muletas-casadaptada

Mas, não rolou de jeito nenhum. Para os que não sabem durante anos eu recusei a cadeira de rodas e andava com a ajuda das pessoas ou com as muletas, (em outro post eu falo desse meu preconceito contra a cadeira), daí era impossível uma pessoa com pouco equilíbrio andar com segurança usando salto.

Nesse momento, em diante, surgiram dois outros preconceitos na minha vida. O primeiro é que eu comecei a pensar que nenhuma mulher com deficiência podia usar salto alto. E o segundo que toda pessoa com deficiência enfrenta muitas dificuldades na hora de comprar sapatos. E para piorar a situação algumas pessoas com deficiência que eu via na rua ou estavam com os pés descalços ou usando umas sandálias com uma estética assustadora.

Mas, foi após minha primeira ida ao Hospital Sarah e em seguida a compra do meu primeiro computador que as coisas foram mudando. Lá eu comecei a ter contato com outras pessoas com deficiência,  também descobri que eu podia utilizar  calçados confortáveis, bonitos e modernos.

A partir daí não me tornei a  fanática dos sapatos, mas passei a comprar pares novos de vez em quando e  comecei a utilizar, no primeiro momento, as rasteirinhas sem rabicho  todavia,  as minhas alterações de equilíbrio, de força e aquele momento que eu tirava o pé do chão para dar uma passada fazia com que muitas vezes a sandália saísse do pé fazendo com que eu pudesse sofrer um tombo.

pes-tortos-calcados-casadaptada
Rasteirinhas sem rabicho

Nunca cheguei a sofrer queda por causa da sandália, mas resolvi diminuir essa possibilidade da minha vida e usar os chinelos sem rabicho apenas em casa e as rasteirinhas com rabicho para sair de casa.Fiz essa opção porque em casa já me adaptei a andar me apoiando nos móveis e nas paredes e tenho a impressão que meu equilíbrio é melhor nessas circunstâncias.Sem falar que em casa não existem aqueles famosos obstáculos geradores de quedas.

rasteirinha-pes-tortos-casadaptada
Rasteirinha com rabicho

Mas, lembram que eu falei do meu primeiro computador e dos meus preconceitos, né?!Pois é,nesse período as pessoas com deficiência começaram a aparecer nas redes sociais como o falecido Yourkute, MSN e os blogues que naquela época eram uma espécie de diário no qual o autor narrava suas experiências pessoais, pensamentos, sentimentos e segredos.

E foi através da tela do computador que eu fui conhecendo histórias de pessoas com deficiência que mesmo precisando fazer uso de muletas, bengalas, cadeira de rodas podiam jogar futebol, dançar balé, saltar de pára-quedas, mergulhar.Como eu moro numa cidade localizada no sertão nordestino eu desconhecia totalmente a existência de esporte adaptado, turismo adaptado e a possibilidade de uma pessoa tetraplégica dirigir.

E meu queixo quase caiu quando vi a primeira vez uma foto de uma mulher cadeirante usando salto alto.Inclusive como eu deixei de preconceito bobo com a cadeira de rodas ando pensando em seguir o conselho da Elaine Cunha e “[…] começar pelos mais baixos e grossos, pra ir se adaptando, até que consiga usar um mais alto”.

E aí, que tal começar o ano com um sapatinho novo?! Melhor ainda se a loja tiver com preços legais, né?! Então, aproveite que a Loja Portinhola está com promoções ótimas. Oportunidade perfeita para arrematar um par bem lindão, hein?

rasteirinha-mulher-com-deficiencia-casadaptada

Vem chegando aí as férias, verão, dia livre, céu aberto, sol… Nada melhor que colocar uma roupa fresquinha e um sapato confortável para sair! E essa rasteirinha é perfeita para ir à praia, ao shopping.

mulher-com-deficiencia-sandalia-casadaptada

Já para as que amam um salto, fiquei simplesmente apaixonada por essa.E como ela é aberta pode ser usada tanto durante o dia quanto a noite.

sapatilha-mulher-com-deficiencia-beleza-casadaptada

Já essa sapatilha além de delicada é ideal para o dia a dia. Esse é aquele tipo de calçado para usar e abusar!

Todos as fotos foram retiradas do site Loja Portinhola  e do instagram @siteportinhola , que é recheado de calçados maravilhosos!!Sigam por lá!!

Beijos!!