A fotógrafa e publicitária Kica de Castro abriu em 2007 uma agência voltada para modelos profissionais com deficiência, a fim de aumentar a autoestima desses profissionais e também colocá-los no mercado de trabalho comercial (publicidade) e fashion.
Em 2015, após um período atuando em um centro de reabilitação, Kica iniciou o projeto audiovisual  Viver Eficiente, com objetivo de acabar com a invisibilidade das pessoas que possuem alguma deficiência e torná-las protagonistas de suas próprias histórias.
Em maio de 2023 o programa completa 8 anos de existência, com direção de Rodrigo Braga, o conteúdo faz parte da programação da D + TV, aos sábados às 10h30.
No final de 2022, Kica ficou em terceiro lugar no Prêmio Popular: Pertencimento e Inovação, do Troféu Mulher Imprensa, no qual também teve como finalista  Fátima Bernardes e, da vencedora, Ana Carolina Negrão.
Hoje, a agência Kica de Castro Fotografias é responsável por trazer de volta o que há de mais bonito dentro de cada pessoa. Autoestima, autoconhecimento e reconhecimento, através de fotos que recriam não só a beleza externa de uma modelo, mas também a aparência e o sorriso de pessoas que se sentem úteis e incluídas no mercado de trabalho.
“Beleza e deficiência não são palavras opostas. Hoje estamos colhendo os frutos do que plantamos no começo do projeto. Cada dia estamos valorizando as eficiências e pluralidade corporal”, conta Kica.
No ano de 2023, Kica pretende refazer o Caminho da Fé, assim como fez em 2019, com a  fisioterapeuta Paula Ferrari, que usa uma cadeira de rodas para locomoção de longas distâncias, juntamente com  uma equipe de ciclistas, saindo de Águas da Prata até o santuário em Aparecida do Norte, em um percurso previsto para ser realizado em 9 dias.
Também com previsão para 2023, a fotógrafa voltará com suas exposições fotográficas presenciais em vários estados brasileiros, sempre valorizando as eficiências de cada indivíduo, uma vez que a deficiência é apenas uma característica e não define a capacidade da pessoa. 

 

 

 

Sobre Kica de Castro

Kica de Castro, paulista, 46 anos, publicitária com pós-graduada em fotografia, produtora de conteúdo audiovisual, apresentadora do podcast  “Viver Eficiente”, consultora  de carreira artística PCD,  palestrante sobre fotografia como ferramenta de inclusão social, integração da pessoa com deficiência e pluralidade corporal.