Certa vez, li em algum lugar a seguinte frase: viajar é preciso. Hoje, anos após, tenho de concordar com ela. Visitar novos lugares, ver pessoas e vivenciar novas culturas é fundamental para se manter uma mente ativa e aberta. Talvez para o cadeirante essa experiência adquira um sabor diferente, uma espécie de conquista pessoal. Vivemos tantos anos presos em nossos quartos, com as mentes reclusas que o contato com o mundo exterior se torna quase obrigatório.

Alguns conseguem lidar com longas horas em ônibus ou carros, mas eu não consigo. Me dói o corpo todo e acabo forçando o motorista (no caso, meu pai) a parar sempre que não suporto mais. Isso faz com que a viagem demore mais que o previsto, fora o incômodo nos outros coleguinhas.

Nesse caso, a viagem de avião torna-se uma das melhores opções para mim, apesar de não ter experimentado ainda. Até o dia que resolvi visitar Porto Seguro com meu namorado.

Resolvemos ir em turma: ele, minha irmã, uma amiga e eu. Já estava acostumada a viajar com ele, mas como seria meu primeiro contato com esse tipo de viagem, convenci minha irmã a acompanhar-nos. Não sabia o que me esperava, ela me dava mais segurança nesse quesito.

Ok, confesso: eu estava morrendo de medo, rs. Apesar de fazer várias pesquisas, ler em blogs de viagens, compartilhar experiências não me sentia confortável de fazer esse tipo de viagem. E se perdesse minha cadeira? Como irei para o avião? Quem vai ficar ao meu lado? E se o avião explodir? Sim, fiquei surtada.

Para minha surpresa (e alívio) deu TUDO CERTO. A viagem foi maravilhosa, Porto Seguro é lindo! E nos divertimos bastante.

Agora, vou deixar algumas dicas pra você não surtar, igual a mim, antes de encarar uma viagem de avião:

 1)     Coma alimentos leves e não exagere na água.

No aeroporto você provavelmente não terá problemas ao usar o banheiro, mas pode ser que tenha dentro do avião. Por isso, é bom se resguardar. Se possível é claro.

 2)     Evite viajar com coisas na mão.

Uma coisa que notei na minha viagem é o quão as coisas são corridas no embarque. Ficar com muitas coisas na mão será um problema quando tiver de ser carregado (a) ou quando mudar de cadeira. Nesse caso, evite bolsas grandes, sacolas e garrafas.

 3)     Faça o seu check-in pela internet com antecedência.

Com os aplicativos fica mais fácil de fazer isso. Geralmente as primeiras cadeiras são preferenciais, ou seja, independente do lugar que escolher ficará sempre na frente. O ideal de se reservar com antecedência é evitar pedir alguém pra trocar de lugar contigo. Alguns aceitarão, mas outros não. É bom evitar dissabores, né?

 4)     NUNCA perca de vista sua cadeira de rodas.

Essa é a dica máster dessa lista.

Vou explicar o motivo: ao fazer o despache das malas, sua cadeira vai junto. A companhia aérea fornece uma cadeira (prepare-se pois, geralmente as cadeiras são super desconfortáveis) e você troca até o momento do embarque. Ao chegar na conexão/lugar de destino, você sai do avião e fica na cadeira deles esperando.

Enquanto isso, alguém vai buscar a sua onde ela estiver. Quando se está em grupo essa função é compartilhada e aumenta as chances de nada dar errado com ela. As cadeiras motorizadas são embaladas, assim como as baterias por causa do risco de explosão.

*Procure saber antes com a companhia se eles despacham a sua bateria, ouvi dizer que algumas eles não aceitam.

 5)     Evite conexões

As conexões aumentam o tempo de viagem e as chances de perder suas coisas na confusão do embarque, principalmente se tiver de mudar de avião.

 6)     Pesquise o lugar que irá visitar.

Escolhi visitar Porto Seguro e não me dei conta de que a cidade é histórica, ou seja, ruas de calçamento e calçadas sem rampas de acesso. Horrível pra passear a noite, apesar de não deixarmos de fazê-lo, por isso não cometa o mesmo erro. Pesquise!

 7)     Escolha um hotel preparado para receber pessoas cadeirantes.

Pode ser óbvio, mas é bom lembrar. Imagine ficar dias em um lugar sem adaptação direito pra você?

 8)     Junte uma grana.

Ok, toda viagem pede uma grana a mais, mas se você for como eu que não consegue se firmar em ônibus vai precisar de um táxi. Em Porto Seguro transitamos bem por causa da quantidade de táxis por lá, senão ficaria só no hotel todos os dias.

 9)     Divirta-se sem moderação.

Qualquer viagem que fizer na sua vida, certifique-se de aproveitá-la bem. Seja com família, amigos, amores, enfim. Curta cada momento, do jeito que achar legal, mas seja feliz nesses dias. Uma viagem é um momento que se eternizará em sua memória, por isso faça de tudo para que seja único.
Faty Oliveira   🙂 

Fonte: Como viajar de avião com cadeira de rodas? – Cantinho dos Cadeirantes