Na atualização da norma técnica de acessibilidade, foi acrescido um tópico que até então não havia sido abordado na NBR 9050: o sanitário para pessoas ostomizadas.

São várias as razões pelas quais uma pessoa necessita ser ostomizada, ou seja, construir um novo caminho para a saída das fezes ou da urina para o exterior do corpo. Atualmente, esse tipo de intervenção se realiza criando um ostoma (ou estoma) na parede abdominal pelo qual as fezes (em consistência e quantidade variável) e a urina (em forma de gotas) são expelidas. Este ostoma, por suas características, não pode ser controlado voluntariamente, por isso a necessidade de se utilizar uma bolsa coletora de fezes ou urina. (Fonte: ABRASO)

ostomia
Foto: Inn Forma – Modeladores
A imagem acima ilustra um tipo de bolsa utilizada por pessoas ostomizadas. É nesta bolsa que são desprezadas fezes ou urina.

ostomizados
A figura acima foi extraída da NBR 9050/2015, Anexo D.

A International Organization for Standardization (ISO) tem discutido, no âmbito de sua comissão de acessibilidade, alternativas para atender às necessidades de higiene para pessoas ostomizadas, mas ainda não houve um consenso internacional para a respectiva normalização, em termos de layout, uso exclusivo ou não, medidas e tolerâncias, ou mesmo aprovação pelas autoridades sanitárias envolvidas em cada país.
Dessa forma, a Sociedade Brasileira de Ostomizados reportou à ABNT uma solução adotada em alguns casos no Brasil para esta finalidade, a qual está detalhada na figura acima.

Na ilustração, podemos observar que a bacia sanitária utilizada é a infantil, não havendo necessidade de uma bacia maior para que a pessoa despreze o conteúdo de sua ostomia. A bacia sanitária fica praticamente na mesma altura do lavatório, facilitando a higienização da bolsa. Outro ponto é a presença da ducha higiênica, a qual já é recomendada pela norma técnica e é frequentemente utilizada por muitas outras pessoas. Também há um espelho acima da bacia sanitária, que irá auxiliar no momento de higienização da bolsa.

Apesar de não ser obrigatório, são poucas as modificações necessárias em um sanitário para atender a este público. Assim, qualquer estabelecimento pode dispor de um sanitário com essas especificações, basta ter boa vontade, planejamento e conhecimento.


Maria Alice Furrer em

http://www.acessibilidadenapratica.com.br/