Projeto do Morgan´s Inspiration Island, primeiro parque aquático acessível do mundo ( Divulgação )

por Marlyana Lima/ Editora
A nova PneuChair foi apresentada nessa semana e será usada na nova área do Morgan´s Wonderland ( Divulgação )

A equipe do parque temático Morgan´s Wonderland e dos Laboratórios de Pesquisa de Engenharia Humana (HERL), ambos do Texas (EUA), apresentaram a PneuChair, uma revolucionária cadeira de rodas impermeável totalmente impulsionada por ar comprimido. A invenção permitirá que pessoas com necessidades especiais tenham uma experiência ainda melhor no Morgan´s Inspiration Island, primeiro parque aquático acessível do mundo que está em construção e será inaugurado ainda este ano.

Sem baterias pesadas e eletrônicas, a nova PneuChair pesa cerca de 80 quilos e leva apenas 10 minutos para recarregar, enquanto outras cadeiras operadas a bateria pesam até 400 quilos e levam 8 horas para carregar. Inicialmente, estarão disponíveis 10 PneuChairs para uso no Morgan´s Inspiration Island.

“Queremos que os visitantes com qualquer necessidade física possam desfrutar ao máximo do brinquedo Inspiration Island”, diz Gordon Hartman, fundador da Fundação Gordon Hartman Family e criador do projeto do inclusivo. “Além disso, os visitantes que dependem de cadeira de rodas tradicionais não podem se molhar, então fomos até o Dr. Cooper (Rory Cooper) e ele nos deu a solução”, explica.

Em março de 2016, Cooper realizou uma pesquisa com o HERL sobre o PneuChair como parte de um projeto apoiado pela Fundação National Science e VA, em colaboração com o Instituto Fraunhofer. “O que o parque buscava era exatamente o que estávamos pesquisando”, disse Cooper. “Dar a oportunidade de acessar parques de diversões, parques aquáticos, praias ou piscinas para pessoas com dificuldade de mobilidade é transformador. Além disso, os usuários do PneuChair não só poderão experimentar ambientes úmidos, mas também aproveitar o peso mais leve da cadeira, menos tempo de recarga e estrutura mecânica menos complexa do que as tradicionais cadeiras de rodas operadas com bateria”, completa.

 parque

O Morgan´s Inspiration Island, primeiro parque aquático acessível do mundo, está incluído no projeto de US$ 16 milhões do Morgan´s Wonderland junto com outras atrações que abordam temas tropicais. O River Boat Adventure levará os visitantes por um passeio pelo lago, com cenário de selva e sons de pássaros e outros animais ao fundo. Além disso, no lago haverá cinco áreas para brincadeiras na água – Hang 10 Harbor, Rainbow Reef, Shipwreck Island, Castaway Bay e Calypso Cove –com quedas, geisers, jatos e canhões de água.

A “Morgan’s Inspiration Island” vai se concentrar na inclusão social e inspirar os visitantes com necessidades especiais a fazerem coisas que pensavam ser impossíveis. As pessoas com ou sem deficiência, em cadeiras de rodas ou com deficiência auditiva e visual serão capazes de se divertir lado a lado e obter uma maior compreensão uns dos outros.

Mais informações: www.MorgansWonderland.com

Fonte: Parque de diversão no Texas usará cadeira de rodas à prova d´água – Tur – Diário do Nordeste