The Sound Shirt vibra conforme a intensidade do som, permitindo que surdos sintam a experiência de um concerto sinfônico
 
Foto de uma mulher com deficiência auditiva usando a camiseta The Sound Shirt que é preta com fios azuis
 
O som passa por muitos volumes, linhas, timbres e canais até chegar aos ouvidos dos espectadores. Assim, também se torna uma experiência sensorial. Foi pensando nisso que surgiu a The Sound Shirt, uma roupa tecnológica que reproduz música clássica para pessoas deficiência auditiva. Sua criação é fruto de uma parceria entre a agência alemã Jung von Matt e a Orquestra Sinfônica de Hamburgo. Objetivo é ampliar a presença dos surdos dentro de uma sala de concerto.
 
A vestimenta funciona a partir da sonoridade de oito instrumentos distintos, captadas pelos microfones no palco. Um software traduz o som em dados, que são enviados via wireless para a roupa. A partir disso, 16 microatuadores incorporados no tecido passam a vibrar conforme a intensidade da música, permitindo um concerto sinfônico em tempo real para surdos.
 
O mapeamento do corpo é intuitivo na hora de captar as notas. As mais profundas, vindas do baixo, são sentidas na região do tronco, enquanto as mais leves e sensíveis, como de um violino, vão para a área do pescoço e da clavícula. Sentindo, literalmente, a música correndo ao redor dos membros, os espectadores não ouvintes conseguem compreender a correlação entre o que é apresentado no palco e o que é transmitido pela Sound Shirt.
 
A ação, não por acaso, concorreu ao Leão de Ouro no Festival Internacional de Criatividade de Cannes em 2016, junto com o projeto brasileiro Emoti Sounds, que “traduziu” os famosos emojis para deficientes visuais.