Microsoft já vem há anos aprimorando suas ferramentas para ajudar pessoas com a visão comprometida a navegar pelas cidades utilizando paisagens sonoras em 3D. Entre outras coisas, essa tecnologia assistiva ajuda usuários cegos a identificarem suas localizações usando seus smartphones e um fone de ouvido estéreo.

Cego
 
Cego

Foto: Canaltech

 
 
Mas a ideia do app não é simplesmente levar o usuário do ponto A ao ponto B em segurança. O objetivo da gigante de Redmond com o Soundscape é enriquecer a experiência das pessoas cegas ao explorarem as cidades, dando a elas uma nova forma de se relacionar com o espaço que as cercam.

“Evitar obstáculos não é o problema, nós temos cães-guia, bengalas e habilidades adquiridas para isso. A lacuna é saber onde estão as coisas e ser capaz de decidir o que é do nosso interesse ao explorar as ruas”, declarou Erin Lauridsen, diretora de tecnologia em acessibilidade da LightHouse for the Blind.

O aplicativo Microsoft Soundscape está disponível para usuários iOS e é gratuito. Veja abaixo um vídeo que mostra como o app funciona e a opinião de usuários cegos sobre a tecnologia, disponível apenas em inglês:

 
 

Source: Microsoft lança app para ajudar pessoas cegas a se locomoverem nas cidades