Se você vai viajar sozinho de avião e possui deficiência física, precisa se preparar para não ter complicações durante a sua viagem. Veja aqui como se preparar para viajar de avião e anote algumas dicas também para um voo tranquilo.

O que fazer antes de viajar

Já tem data para a viagem? Antes de embarcar, você precisa considerar alguns pontos para garantir uma viagem tranquila e segura:

  1. Informe-se sobre a companhia aérea antes de comprar a passagem

Visite o site das companhias aéreas e verifique o que elas oferecem aos passageiros com mobilidade reduzida. Aproveite e ligue para a empresa escolhida para que ela o auxilie com um funcionário para ajudá-lo até o portão de embarque.

Para não ter qualquer problema, compre os serviços de empresas que estejam dentro da Lei Brasileira de Acessibilidade.

  1. Obtenha informações sobre o assento

Entre em contato com a empresa aérea e veja se pode escolher o assento. É importante saber que existem regras sobre o assento reservado para pessoas com mobilidade reduzida. Portanto, fique atento!

  1. Planeje o tempo entre as conexões

É importante saber que você será o primeiro a entrar no avião, mas o último a descer. Mesmo que entre por último, ainda assim sairá após todos os passageiros terem descido. Portanto, se você for fazer conexão, atente-se ao prazo entre elas para não correr o risco de perder o próximo voo. O ideal é dar uma diferença de duas horas entre os prazos, considerando que o primeiro avião pode se atrasar.

Dicas para quando estiver no aeroporto

Para facilitar a sua passagem pelo aeroporto, considere essas dicas:

  1. Peça uma cadeira de rodas

Mesmo se você não for cadeirante, peça à companhia aérea uma cadeira de rodas. Ela ajuda muito as pessoas com mobilidade reduzida a não perder tempo no aeroporto. Além disso, o percurso no aeroporto até o portão de embarque pode ser longo e até cansativo.

  1. Sala de embarque

Na sala de embarque você será chamado para uma revista manual, diferente das outras pessoas que precisam passar pelo raio-x. Pode ser preciso retirar os sapatos, mas se você não puder fazer isso sozinho, basta informar. Caso seja preciso retirar a prótese ou órtese, deixe claro se achar inviável.

  1. Check-in

É aconselhável você se apresentar com duas horas de antecedência ao horário do voo para se organizar. Saiba que você tem direito de prioridade no atendimento, tanto para o check-in como nos pontos de controle do aeroporto. Além disso, assegure de fazer o seu check-in online, se desejar.

O que solicitar/informar à empresa aérea?

Quando você for comprar a sua passagem aérea, informe/solicite para a companhia aérea:

  • Acessibilidade: avise se vai precisar de assistência no aeroporto e dentro do avião. Além disso, verifique a acessibilidade oferecida pela empresa à pessoas de mobilidade reduzida nos portões e voos.
  • Cadeira de rodas: informe, com antecedência se vai precisar usar cadeiras de rodas da companhia aérea ou outros equipamentos.
  • Assistência a bordo: informe à companhia aérea sobre suas necessidades especiais durante o voo, caso tiver.
  • Assentos: informe sobra a necessidade de assento especial para o seu tipo de deficiência para que a empresa possa fornecer o melhor assento, conforme suas necessidades.

Então, gostou das nossas dicas? Já viajou de avião sozinho? Conte a sua experiência para nós!

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site Seguro Viagem.