Campanha eleitoral é desenvolvida pelo Ifro em parceria com o TRE de Cacoal (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
Campanha eleitoral é desenvolvida pelo Ifro em parceria com o TRE de Cacoal (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
 
O Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), campus Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, propôs ações na cidade para as eleições de 2018. A proposta é facilitar a vida destes cidadãos na hora de votar. A campanha ‘Sou deficiente, mas não diferente! Votar é meu direito’, foi lançada no campus do instituto.
 
De acordo com a idealizadora do projeto, a professora de Libras Michelle Ayres, o objetivo do projeto é conscientizar a população, sobre a importância da acessibilidade para a pessoa com deficiência.
 
“Nós precisamos criar eleitores críticos, que sabem quais são os direitos e deveres enquanto eleitores”, explicou a professora.
 
O projeto foi elaborado em 2016, mas concretizado apenas este ano. Além dos cadeirantes, a iniciativa beneficiará os surdos, mudos e cegos. A professora Michelle conta como vai acontecer todo o processo de capacitação até o dia da eleição.
 
“No dia 1º de setembro, teremos uma capacitação no auditório da faculdade Unesc, com palestras, dinâmicas, vamos ensinar alguns sinais básicos de Libras, para que tenham a primeira comunicação com a comunidade surda. Depois nós faremos um pit-stop para orientarmos as pessoas que não foram atingidas com a capacitação e o seminário, e por último vamos dar condições de acessibilidade para essas pessoas”, afirmou Michelle.
 
O Ifro desenvolve o projeto em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Cacoal. O TRE ainda não possui dados exatos do número de eleitores portadores de necessidades especiais na cidade e pede que os eleitores renovem o cadastro para que o órgão possa levar mais benefícios a eles.
 
“Muitos eleitores fazem a revisão do título e não fazem constar essa necessidade. Isso é importante, pois sentimos a demanda e ficamos sabendo onde há comunidades surdas, onde estão votando, ou um cego que pode ter a urna em braile ou fone de ouvido, interpretes de Libras, são vários recursos disponíveis”, alertou a chefe de cartório Cariny Cielo.
 
A ideia deste projeto foi abraçada por todo o Instituto Federal. Para o diretor da instituição Dayvis Negreiros, esse é um dos mais importantes projetos do Ifro.
 
“Esse é um projeto de inclusão, afinal esse é um tema bastante relegado. Está em lei, mas nem sempre é respeitado, pois a ideia é mostrar que a inclusão é importante, que a cidadania passe a ser um fundamento primordial, para que possamos existir em sociedade”, destacou Dayvis.
 
A primeira capacitação será realizada no auditório da Unesc, das 8h as 18h, com o tema: “Acessibilidade: Conhecendo um pouco sobre as diferenças e igualdades nas eleições”. A participação é gratuita.
 
Fonte: g1.globo.com