Você sabia que existem aqui no Brasil quase 10 milhões de pessoas que não escutam ou escutam parcialmente? Pessoas surdas, assim como qualquer outra pessoa possuem suas singularidades, possibilidades e interesses. Existem surdos que necessitam de legendas, existem aqueles que para entenderem uma mensagem necessitam de janela de tradução para LIBRAS e por último, não existe apenas uma língua de sinais. 

Conforme os irmãos surdos, Andrei Borges e Tainá Borges, “não tem muitos intérpretes de Libras na televisão ou em outros lugares, como escolas, palestras e eventos. E a gente não tem muitas escolas bilíngües que são boas para os surdos. Se você buscar na internet ou até em livros, você encontra ótimos conteúdos sobre Libras. Mas falta um lugar para a gente poder compartilhar o nosso dia a dia e os nossos interesses, que são os mesmo que os dos ouvintes. Para Tainá, a internet é uma das ferramentas mais importantes para ter contato com a comunidade ouvinte.”

 Ainda conforme uma pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) revelou que cerca de 62,6 milhões de brasileiros terminaram 2018 com alguma conta atrasada e com o CPF negativado. Ou seja, não conseguiram honrar suas parcelas e passaram a dever muito mais.Diante dessa realidade Thaisa Durso teve a ideia de dar consultoria financeira pessoal voltada para a comunidade surda.

Curiosos para saberem como surgiu essa ideia de dar consultoria financeira em Libras? O que faz uma consultora financeira pessoal? E que benefícios as pessoas terão ao contratarem uma consultoria? Essas e outras perguntas fiz a Thaisa. 

1- Quem é Thaisa Durso? 

Criadora da página de finanças @poupecomestilo, mãe, casada, bancária e consultora financeira.  

2-Fale-nos sobre a sua deficiência.E como você, seus pais, familiares e amigos entenderam, essa condição humana? 

Sou deficiente auditiva, com perda severa a profunda bilateral. Minha deficiência sempre foi compreendida por eles.  

Compartilho essa frase que diz tudo:  

“Todos têm a mesma necessidade de amar e serem amados, de aprender, partilhar, crescer e experimentar, que qualquer outro. Não existem mundos separados. Existe apenas um mundo.”  

3 -Como foi sua infância e adolescência? 

Minha infância e adolescência foram maravilhosos. Cresci numa cidade pequena (Nova Friburgo/RJ) cercada de família e amigos que me deram todo o amor do mundo. 

 

4-Fale um pouco de como foi sua vida escolar e acadêmica.   

Alguns amigos, colegas e professores foram pacientes e compreensivos comigo.  Quando eu tinha dúvidas, eles me explicavam ou me passavam matérias resumidas. Às vezes eu levava um gravador pra aula e, em casa, minha mãe ouvia e anotava os conteúdos para mim.  

5- Qual a sua profissão? Como o mercado de trabalho a recebeu?  

Bancária. Foi em 2008 quando recebi um anúncio de vaga do banco para PCD. Mandei um currículo e logo me chamou. Naquela época tinha feito cursos profissionalizantes e depois iniciei o curso superior de Administração a distância. Me formei em 2014.  

6- Conte-nos sobre seu perfil no Instagram “Poupe com Estilo”? Como, quando e o que te motivou a criá-lo?  

Em 2015 fui contratada para trabalhar em uma agência do banco. Percebi que alguns clientes eram deseducados financeiramente. Procurei estudar educação financeira para que pudesse ajudá-los. Por meio da internet, conheci Gustavo Cerbasi, Nathália Arcuri, Mirna Econômica, Rafael Seabra…aprendi tanto com eles que decidi criar, em agosto/2017, uma página de finanças @poupecomestilo com o objetivo de difundir a educação financeira pelo Brasil.  

7- Quando você descobriu que estava grávida do José Pedro você já estava preparada financeiramente? E que dicas de planejamento você dá para aquelas mulheres que estão pensando engravidar e/ou já estão grávidas? 

Sim, estava preparada financeiramente. Minhas dicas são:  

⇨ Faça um planejamento financeiro antes e após a licença maternidade. Haverá muitas despesas como alimentação e vitaminas, despesas médicas, troca de vestuário para acomodar a barriga, os preparativos do enxoval e para o quarto de bebê, babá, creche, etc.  

⇨ Diminua ou corte alguns gastos como cosméticos, roupas, frequência de jantares fora, por exemplo, quando somados já rendem uma boa economia.  ⇨ Tenha uma reserva de emergência para imprevistos.  

⇨ Crie uma lista de itens essenciais e pesquise MUITO os preços em diferentes lojas, tanto presenciais como onlines.  

⇨Existem grupos, apps e sites para troca e venda de fraldas, roupas de bebê, higiene, etc. Procure se informar, o seu bolso agradece. 

8- Que  mudanças positivas e negativas a maternidade trouxe para você? 

Depois que me tornei mãe, certas coisas passaram a ter outro valor, prioridades mudaram e eu também mudei.  

Não tenho mais aquele tempo livre ou sono regular de 8 horas, mas aprendi a ter mais paciência, empatia, reconheço melhor os meus erros …e o melhor de tudo é amar incondicionalmente o meu filho.

9- Você recentemente começou a dar consultorias financeira em Libras. O que faz uma consultora financeira pessoal? E que benefícios as pessoas terão ao te contratarem?  

O meu serviço de consultoria financeira é pessoal e personalizada, voltado para atender as necessidades dos clientes. Ajudo eles a organizar, planejar e controlar as finanças, livrar-se de dívidas, fazer sobrar dinheiro, economizar, poupar e investir corretamente e planejar a aposentadoria.  

10-Segundo dados do último censo existem 45 milhões de Pessoas com Deficiência, 1/4 da população brasileira, 29 milhões de PcD (entre 15 e 59 anos) estão em idade apta para trabalhar, o  segmento é formado por 42% de pessoas das classes A e B, 44% da C e 14% das classes D e E e cerca de 11,6 milhões de pessoas com deficiência estão fora do mercado de trabalho dependendo da família ou de benefícios do governo, recebendo o valor de um salário mínimo que pode ser pequeno uma vez que a deficiência exige gastos extras (remédios, equipamentos, tratamentos, cuidadores). Nesse sentido, como economizar no dia a dia? Como poupar dinheiro para o futuro sem abrir mão dos desejos e necessidades do presente mesmo ganhando tão pouco?  

Mesmo ganhando pouco, é possível poupar uma parte do salário para o futuro por meio do planejamento financeiro. Se quer atingir os objetivos mais rápido, procure uma forma de aumentar as receitas por meio da qualificação profissional, renda extra, etc.

  

11-Como alguém pode contratar os seus serviços de consultoria financeira pessoal?  

Preencher um formulário das perguntas que está no meu perfil pessoal do Instagram @thaisadurso ou entrar em contato por e-mail thaydurso@gmail.com.  

12- Que mensagem você deixa para os leitores do Blog? 

Não desistem dos seus sonhos e objetivos. Com planejamento, foco e persistência, você pode ir muito além do que sonhou. 

E você é profissional na área de saúde? Já enfrentou alguma dificuldade para se comunicar com algum(a) paciente com deficiência auditiva? Então, sugiro que você dê uma olhadinha no curso  Libras para profissionais na área de saúde .

Libras para profissionais na área de saúde

E aí, gostou do post? Então deixe seu comentário e compartilhe essa história.E se quiser continuar recebendo mais informações sobre esse e outros assuntos do Blog, é só nos seguir no instagram e no facebook.  

Fanpage – https://www.facebook.com/DePapocomClaudinha/ 

Instagram – https://www.instagram.com/depapocomclaudinha/

Twitter – https://twitter.com/claudiacma7   

Veja mais em : www.depapocomclaudinha.com.br