Documentário “Expedição 21”

Viver uma vida com mais autonomia e independência são metas alcançáveis para as pessoas com deficiência. É o que mostra os resultados da imersão Expedição 21, realizada entre os dias 5 e 8 de novembro de 2018, em Florianópolis, com o objetivo de desenvolver a independência e a autonomia de dezoito adultos com síndrome de Down, sem a presença dos seus pais. A experiência, que foi gravada para se transformar em um documentário, confirmou através de uma pesquisa empírica como a interação com o meio pode melhorar o desenvolvimento, a cognição e a autoestima de uma pessoa com deficiência.

 

Crédito: Divulgação

No dia 18 de julho, o documentário será apresentado em um evento fechado, no Palácio dos Festivais, em Gramado, e deverá chegar nas plataformas digitais ainda este ano. Com duração de 70 minutos, o documentário mostra os bastidores dos quatro dias da Expedição, as conquistas dos participantes após a experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites para se reconhecerem como adultos. “Na contramão dos discursos que insistem em catalogar sintomas e comportamentos padrão para as pessoas que têm em comum diagnósticos e categorias, Alex nos proporciona pensar através da Expedição 21 que os limites estão nas situações culturais e que muitas vezes atribuem a características orgânicas o caráter de impossibilidade”, destacou Carina Streda, Doutora em Educação.

A produção contou com a participação dos principais especialistas da área da saúde e educação do nosso país. Entre eles, o Phd e médico geneticista, Zan Mustachi, o neurocientista e neurocirurgião Fernando Pinto Gomes, a doutora em educação e pesquisadora Carina Streda, e a médica e pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão.

A iniciativa é do projeto Cromossomo 21, idealizado pelo educador social Alex Duarte, e também premiado diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”. “Qualquer ambiente segregador não será um ambiente onde o cidadão possa fazer o exercício da autonomia de forma real, pois sempre será fictício, superprotegido e segregado. Muito do que nós somos, independentemente de fatores genéticos, é resultado do contato que temos com o meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos durante toda a vida. A Expedição é um exemplo real de que a deficiência não limita”, explicou Alex.

 

SOBRE A EXPEDIÇÃO: Considerada uma experiência disciplinar e motivadora, a Expedição 21 apresentou uma metodologia de aprendizado em formato de imersão, onde os participantes foram separados em 3 times: Autonomia (Equipe Amarela), Maturidade (Equipe Preta) e Protagonismo (Azul). Desde o momento em que entraram na casa, as equipes passaram por provas que exigiam responsabilidade, energia, trabalho em equipe, criatividade e principalmente tomada de decisão. Tiveram ainda aulas didáticas com convidados da área de empoderamento, direitos e deveres e moradia independente. Após a Expedição 21, um dos participantes, o escritor Vinicius Streda, de 28 anos, está morando sozinho.

 

Fonte: http://gramadomagazine.com.br/pre-estreia-de-documentario-sobre-autonomia-de-pessoas-com-sindrome-de-down-sera-realizada-no-dia-18-de-julho-em-gramado