Encontrar uma personagem com deficiência é raro, pois na maioria das vezes, não passa de um crip face (quando alguém sem deficiência “vive” nossa condição). Logo na primeira vez que assisti Family Guy passei a me questionar sobre Joe, homem, policial e usuário de cadeira de rodas.

Joseph “Joe” Swanson, é um policial que adquiriu a deficiência no exercício da profissão “no episódio “A Vingança de Joe”, Joe revela que o real motivo para usar cadeira de rodas foi causado por Bobby Briggs, que deu tiros na perna de Joe após descobrir que este estava com um microfone infiltrado na fortaleza de crack. (Fonte: https://family-guy-em-portgues.fandom.com/pt-br/wiki/Joe_Swanson).

O seriado como um todo é dotado de um humor ácido, e às vezes, incompreendido pelas pessoas, mas ao mesmo tempo, uma abordagem mais “debochada”, “pesada” e sem subterfúgios, é fundamental para pensarmos e repensarmos a inclusão e a deficiência.

No episódio em questão são apresentadas várias possibilidades para pensar a deficiência e, principalmente, o meio onde ele está inserido, como por exemplo, a negação da condição, aceitação da mesma, atividade física, sensação de inutilidade, atividade sexual.

Como é comum nestes processos Joe também fantasia o real motivo da sua deficiência “Joe recebeu sua deficiência em um natal. Ele conta que estava investigando um roubo no orfanato em “Um Herói se Senta ao Lado”, e se deparou com o Grinch e começaram uma luta no telhado, mas Joe cai na neve em cima de sua perna.” 

Essas são estratégias comuns de aceitação, de busca de um sentido, de uma explicação para a mudança drástica da vida. O fato de ser policial também acrescenta uma carga emocional, já que para o ofício da polícia, é “essencial” vigor físico.

Além disso, por essência o seriado aborda isso com certa ironia, já que seus amigos Petter, Quagmire e Cleveland, incluem Joe a sua maneira, mas reforçando o fato dele ser “aleijado, deficiente” entre outras expressões comuns na língua inglesa.

Outro paralelo importante oferecido por Family Guy e Joe é o fato de evidenciar que desconstruir a ideia de deficiência não é o caminho para a felicidade, mas às vezes, o contrário.

Como mostrado no episódio “Joe Aleijado de Novo”, no qual ele volta a andar, mas ao mesmo tempo torna-se um babaca, violento e agressivo. Então seus amigos empenham-se em “aleijá-lo” novamente para o que Joe anterior retorne, ou seja, a mensagem passada é que a deficiência é apenas uma condição e não nos torna nem melhores ou piores como seres humanos.

A sua maneira Family Guy nos oferece importantes reflexões sobre a condição da pessoa com deficiência, quebra de capacitismos, formas de inclusão e o relato da própria pessoa em relação a sua condição.

 

 

Adquira meu livro:

Sentado Tu é Normal e Outras Crônicas